Foto27 Tiago Perez Criança brasileira esmaga o pé em brinquedo e família processa Universal Studios
Tiago Perez, de 11 anos, fraturou vários ossos dos dedos do pé e perna (Foto: Normand)

Tiago Perez visitou o parque de diversões com familiares quando feriu-se no brinquedo E.T. Adventure, em Orlando (FL)

No final de janeiro, um brasileiro, de 11 anos, teve a perna e pé fraturados quando estava a bordo do brinquedo E.T. Ride no parque da Universal Studios, na Flórida,  conforme a ação judicial apresentada pela mãe do menino. Roberta Perez iniciou o processo junto a Corte do Circuito de Orange, no final de fevereiro, buscando pelo menos US$ 15 mil de ressarcimento pelo incidente ocorrido em 31 de janeiro. As informações são do jornal Orlando Sentinel.

Aparentemente, o pé esquerdo de Tiago Perez ficou preso entre o vagão do brinquedo e a plataforma de cimento no final da viagem, detalhou o advogado Edmund Normand, que representa a família da criança. Como resultado, o pé de Tiago sofreu fraturas e o tênis caiu. Ele quebrou vários ossos dos dedos do pé e perna, no que o advogado descreveu “uma cena sangrenta”.

“Antes deste incidente, a (Universal) sabia que o desenho, manufatura, construção, testes e/ou operação do E.T. Adventure apresentava perigo resultante em ferimento aos visitantes, mas continuou a divulgar o brinquedo como seguro para o público inocente”, alega o processo judicial.

A Universal evitou comentar o caso.

O E.T. Adventure, um dos brinquedos originais desde que o parque Universal Studio Florida foi inaugurado em 1990, leva os visitantes ao ar em bicicletas voadoras, recriando cenas do filme e os levando a um planeta verde surreal. O Tiago não fez nada de errado; “ele estava agindo como uma criança normal, um passageiro normal”, disse Normand.

O pé de Tiago não estava no pedal da bicicleta, mas naturalmente pendurado e dentro do veículo como é exigido, detalhou o advogado, que tenta obter o vídeo do momento do acidente.

A família de Tiago foi testemunha. A mãe dele sentou na mesma fileira que ele e outros familiares sentaram atrás do menino, que estava no último assento da fileira do meio. A criança, que está sob o tratamento de um médico ortopedista no Brasil, ainda não retornou à escola há várias semanas. O menino, que jogava num time de futebol no Brasil, deve manter o pé elevado. A família teme que o ferimento o afete enquanto cresce, disse Normand.

“Isso não faz sentido”, comentou o advogado sobre o ferimento ocorrido numa atração como o E.T. Adventure, que possui o mínimo de altura de apenas 34 polegadas (86 cm). A ação judicial destacou que mãe e filho não falam inglês, portanto, não podiam ler qualquer aviso de alerta. Arquivos revelam que agentes do Corpo de Bombeiro de Orlando chegaram ao local pouco antes das 6:00 pm, em 31 de janeiro, na Universal Studios, mas a cidade não forneceu mais detalhes sobre o incidente pois tratou-se de uma ligação médica.

“Ocorreu um incidente na noite passada; mas estamos confiantes que a atração já esteja operando. O brinquedo está temporariamente fechado como parte dos nossos próprios procedimentos de segurança e revisões”, disse Tom Schroder, porta-voz da Universal, através der um comunicado em 1 de fevereiro.

Na tarde de segunda-feira (11), o brinquedo parou momentaneamente quando aproximou-se da saída. Um funcionário da Universal verificou se todos os braços e mãos estava dentro dos vagões; o que o advogado da família considerou ser uma nova medida de segurança quando investigaram o brinquedo. Normand sugeriu que a Universal instalasse uma rede para proteger os pés das pessoas, como foi feito no brinquedo “Men in Black: Alien Attack”.

“Por que não usar os mesmos métodos que eles usam em outros brinquedos?” Questionou Normand.

Esta não foi a primeira vez que uma criança feriu-se no brinquedo. Em março de 2002, um menino de 13 anos feriu o pé direito, a Universal informou ao Estado, mas não forneceu detalhes sobre o que aconteceu.

Fonte: Brazilian Voice