O pacote de socorro às empresas e indivíduos afetados pelo pandemia de covid-19 no valor de $900 bilhões foi assinado neste domingo (27). 

O projeto de $2,3 trilhões inclui outros $1,4 trilhão do orçamento total do governo federal até o fim do próximo ano fiscal em setembro de 2021.

A medida foi aprovada por parlamentares dos partidos Democrata e Republicano na segunda-feira (21) e enviada para assinatura de Trump na quarta-feira (23). Em um primeiro momento, o presidente se negou a sancionar a proposta referindo-se a ela como “uma desgraça” e exigindo – entre outras alterações – que o valor do cheque-estímulo passasse de $600 para $ 2 mil.

“Estou pedindo ao Congresso para mudar essa lei e aumentar essa quantia ridícula de $600 para $2mil” disse Trump ao receber o projeto.

A atitude do presidente fez com que dois programas centrais de auxílio a desempregados fossem suspensos neste sábado (26),resultando em atraso no pagamento de benefícios a milhões de cidadãos. 

O texto também precisava ser assinado até esta terça-feira (29) para evitar a paralisação parcial do governo.

Ao longo deste domingo, legisladores enviaram mensagens ao presidente pedindo-o que assinasse o projeto. Adam Kinzinger, deputado do partido Republicano, afirmou que o pacote não é unanimidade, mas defendeu que ele entrasse em vigor. “Nenhum de nós gostou totalmente do projeto de lei. É a natureza de legislar, você não vai acabar com nada perfeito, mas nós o aprovamos porque este era o número acordado”, disse ao canal CNN.

A governadora Democrata do Michigan, Gretchen Whitmer, se posicionou a favor de uma ajuda de dois mil dólares para os americanos, mas reconheceu  que era “tarde demais para fazer esse tipo de pedido”.

Veja os principais itens que compõem o pacote de $900 bilhões em  ajuda covid-19:

•          $ 600 pagos emu ma única vez  por adulto

•          $300 em auxílio federal seminal aos desempregados

•          $ 325 bilhões para as pequenas empresas

•          $ 82 bilhões em suporte às escolas

•          $ 69 bilhões distribuição de vacinas e programa de testes

•          $ 25 bilhões auxílio para aluguéis

Os democratas prometem mais ajuda  depois que o presidente eleito Joe Biden tomar posse no dia 20 de janeiro, mas os Republicanos dizem que verão como as coisas se desenrolam antes de tomarem novas decisões.

The post Covid-19: Trump assina novo pacote de auxílio econômico de $900 bilhões first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA