Um novo estudo publicado na revista científica Frontiers in Immunology concluiu que a infecção por Covid-19 pode trazer de volta sintomas de doenças que já estavam tratadas. A investigação refere que vírus antigos conseguem ser reativados no corpo. Explicam que a fadiga crônica era uma das mais frequentes a reaparecer.

“Em doentes com síndrome de fadiga crônica, as respostas de anticorpos foram mais fortes e mostraram um sistema imunológico  trabalhando para combater os vírus persistentes”, explicam os responsáveis pelo estudo.

Por vezes, os sintomas das duas doenças são semelhantes e incluem tonturas, cansaço extremo e batimentos cardíacos acelerados. Este reativar de patologias, pode mesmo acontecer em infectados com Covid leve e até em assintomáticos.

“A infecção por SARS-CoV-2 é um gatilho potente para a reativação de vírus latentes”, conclui o estudo. As opções de tratamento direcionadas para aumentar as resposta imunes antivirais podem ser benéficas para os doentes”, continuam.

Segundo o ‘website’ da CUF, o síndrome de fadiga crônica é uma “doença caracterizada por uma persistente – e sem razão aparente – falta de energia, que se manifesta tanto a nível físico como mental”.