Uma auditoria feita pelo Palm Beach County Health Care District revelou que 1.160 doses da vacina Pfizer/BioNTech contra a covid-19 foram completamente perdidas depois que alguém desligou a geladeira em que estavam armazenadas as doses.

O caso aconteceu mês passado e foi divulgado nesta quinta-feira (4) pelo Florida Department of Health.

“Este incidente foi causado quando o fornecimento de energia para uma geladeira que armazenava a vacina em nossa unidade móvel foi acidentalmente cortado, fazendo com que a temperatura subisse”, explicou o distrito de saúde de Palm Beach em comunicado.

O distrito acrescentou que este foi um “incidente isolado causado por erro humano” que “não teve absolutamente nenhum impacto na segurança dos pacientes”.

O médico responsável pelo departamento de saúde da Flórida, dr. Scott Rivkees, disse em um comunicado que “é uma tragédia que mesmo uma dose desse recurso crítico vá para o lixo e não seja usada para salvar uma vida contra a covid-19”.

Rivkess disse que espera ver a situação endereçada e corrigida imediatamente para garantir que o condado de Palm Beach não permita que mais doses acabem descartadas.

Nos Estados Unidos, quase 34 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram administradas, com mais de 27 milhões de pessoas – ou 8% da população – tendo recebido ao menos uma dose.

Em Palm Beach, aproximadamente 25 mil pessoas com mais de 65 anos e profissionais de saúde foram vacinadas até o momento.

Pessoas que se qualificam para receber as doses podem fazer um pré-agendamento clicando aqui.

The post Covid-19: Geladeira é desligada e 1.160 doses da vacina estragam em Palm Beach first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA