Os parques da Disney ainda mantêm a liderança entre os parques temáticos mais visitados do mundo. É o que revela o estudo Theme Index 2019, feito pela Themed Entertainment Association (TEA) em parceria com a consultoria Aecom.

Mas o Top 25 também traz novidades, como parques de diversão europeus e asiáticos, entre outros nomes do mercado de entretenimento norte-americano. Todos juntos atraíram quase 254 milhões de visitantes no ano passado — mais do que a população inteira do Brasil!

Inaugurado em 1971, o Magic Kingdom foi o primeiro parque temático construído em Lake Buena Vista, próximo a Orlando, e o pontapé inicial para o sucesso dessa região da Flórida. O plano de Walt Disney para o Magic Kingdom era que fosse um reino mágico, de contos de fadas, e assim é até hoje. O Magic Kingdom é o parque temático mais famoso do mundo!

Magic Kingdom

Magic Kingdom: O coração do Walt Disney Resort em Orlando, Flórida

2. Disneyland Park 🇺🇸

Visitantes em 2019: 18.666 milhões

Seja bem-vindo à terra da fantasia! No Disneyland Park você será convidado a emergir em um reino totalmente encantado. Entre uma conversa com a Bela Adormecida, um abraço no Buzz Lightyear e uma visitinha à casa da Minnie você conhecerá o projeto original que saiu dos sonhos de Walt Disney. Deixe-se levar pelo mais mágico dos parques de diversões em Los Angeles!

Disneyland Park

Disneyland Park, a versão mais compacta da Disney nos arredores de Los Angeles, Califórnia

3. Tokyo Disneyland 🇯🇵

Visitantes em 2019: 17.910 milhões

Com 465.000 m², a Tokyo Disneyland foi o primeiro parque da Disney a ser construído fora dos Estados Unidos, inaugurado em 1983. Há sete áreas temáticas no parque e, com algumas exceções, a Tokyo Disneyland apresenta as mesmas atrações encontradas na Disneyland e no Magic Kingdom do Walt Disney World.

Tokyo Disneyland

Tokyo Disneyland: A Disney do Japão, em Tokyo

4. Tokyo DisneySea 🇯🇵

Visitantes em 2019: 14.650 milhões

O Tokyo DisneySea foi o parque temático mais rápido do mundo a atingir a marca de 10 milhões de visitantes, apenas 307 dias após sua abertura. O conceito é baseado na exploração náutica e possui até uma reprodução em grande escala de Veneza. A entrada do parque é pelo Mediterranean Harbor, que se abre para mais outros seis portos temáticos: American Waterfront, Lost River Delta, Port Discovery, Mermaid Lagoon, Arabian Coast e Mysterious Island.

Tokyo Disneysea

Tokyo DisneySea, parque temático da Disney em Tokyo, no Japão

5. Universal Studios Japan 🇯🇵

Visitantes em 2019: 14.500 milhões

Semelhante ao Universal Orlando Resort, a maior parte dos visitantes do parque no Japão são turistas japoneses e turistas vindos de outros países asiáticos como Taiwan, Hong Kong e Coreia do Sul. Há diversas áreas temáticas relacionadas à Hollywood, Jurassic Park, Water World; e também atrações que não estão na versão dos Estados Unidos e são únicas da Universal Studios Japão, tais como a Black Lake e Hogwarts Express.

Universal Studios Japan

Universal Studios do Japão, na cidade de Osaka

6. Disney’s Animal Kingdom (Walt Disney World) 🇺🇸

Visitantes em 2019: 13.888 milhões

O Disney’s Animal Kingdom é um dos quatro parques temáticos construídos no Walt Disney World Resort em Bay Lake, próximo a Orlando, na Flórida. Também é o primeiro parque temático da Disney a ter como tema a conservação animal, oferecendo inclusive um safári em carro aberto. O símbolo do parque é a “Árvore da Vida”, uma escultura de 44m de altura e 15m de largura.

Disney's Animal Kindgom

Animal Kingdom: Um parque da Disney bem diferente dos outros, em Orlando, Flórida

7. Epcot (Walt Disney World) 🇺🇸

Visitantes em 2019: 12.444 milhões

O Epcot foi o segundo parque inaugurado no Walt Disney World e até hoje é um dos mais populares. Ele é dedicado à celebração das conquistas humanas, principalmente as relacionadas à inovação tecnológica e a cultura. O parque é representando pela Spaceship Earth, uma enorme esfera que também serve como atração.

Epcot

Epcot, um dos principais parques do Walt Disney World Resort em Orlando, Flórida

8. Chimelong Ocean Park 🇨🇳

Visitantes em 2019: 11.736 milhões

Inaugurado em 2014, faz parte do complexo Chimelong International Ocean Tourist Resort, que pretende se tornar “a Orlando da China“. Entre suas atrações, há uma grande variedade montanhas-russas, shows de animais e o maior oceanário do mundo, com um total de 48,75 milhões de litros de água. O parque temático possui atualmente cinco recordes no Guinness Book.

Chimelong Ocean Park

Chimelong Ocean Park, parque temático na ilha de Hengqin, Zhuhai (China)

9. Disney’s Hollywood Studio (Walt Disney World) 🇺🇸

Visitantes em 2019: 11.483 milhões

O Disney’s Hollywood Studio é dedicado ao mundo do entretenimento, inspirando-se no auge da Hollywood dos anos 1930 e 1940. Entre as diversas atrações, como a Torre do Terror, Streets of America e Hollywood Boulevard, destaca-se a Pixar Place, área dedicada aos filmes e personagens de animação criados pela Pixar Studios.

Disney's Hollywood Studio

Encontre seus personagens favoritos na Disney’s Hollywood Studio em Orlando, Flórida

10. Shanghai Disneyland 🇨🇳

Visitantes em 2019: 11.210 milhões

A Disneyland de Xangai é um pedaço da Disney na China. Inaugurado em 2016, o parque inova com variações do estilo tradicional dos parques temáticos da Disney encontrados em todo o mundo. Algumas das principais atrações são o Castelo Encantado, o maior e mais alto castelo da Disney, e a Caverna do Tesouro, baseado no filme Piratas do Caribe.

Shanghai Disneyland

A versão chinesa da Disney, em Xangai

  • 11. Universal Studios Florida – Universal Orlando 🇺🇸 (10.922 milhões)
  • 12. Islands of Adventure – Universal Orlando 🇺🇸 (10.375 milhões)
  • 13. Disney California Adventure Park 🇺🇸 (9.861 milhões)
  • 14. Disneyland Park – Disneyland Paris 🇫🇷 (9.745 milhões)
  • 15. Universal Studios Hollywood 🇺🇸 (9.147 milhões)
  • 16. Everland 🇰🇷 (6.606 milhões)
  • 17. Lotte World 🇰🇷 (5.953 milhões)
  • 18. Nagashima Spa Land 🇯🇵 (5.950 milhões)
  • 19. Europa-Park 🇩🇪 (5.750 milhões)
  • 20. Ocean Park 🇭🇰 (5.700 milhões)
  • 21. Hong Kong Disneyland 🇭🇰 (5.695 milhões)
  • 22. De Efteling 🇳🇱 (5.400 milhões)
  • 23. Walt Disney Studios Park – Disneyland Paris 🇫🇷 (5.245 milhões)
  • 24. OCT Happy Valley 🇨🇳 (5.160 milhões)
  • 25. Chimelong Paradise 🇨🇳 (4.905 milhões)

Top 10 maiores grupos de parque temático

No geral o setor se manteve estável com 521.183 milhões de visitantes, um aumento de 4% em relação a 2018. O estudo ainda cita uma leve queda de -0,8% de visitantes nos parques da Disney. Houve um acréscimo de 0,9% nos visitantes das atrações do grupo europeu Merlin Entertainments, responsável pelo Legoland, Sea Life, museus Madame Tussauds, dentre outros.

Chama a atenção o aumento considerável de 9,4% nos parques geridos pela OCT Parks China (3º maior grupo do mundo) e a alta expressiva de 19,8% do conglomerado chinês Fantawild Group.

Top 10 maiores grupos de parques temáticos

O ano de 2020 deverá ser complicadíssimo para os parques de diversão, por conta da pandemia de coronavírus. Mas isso só será refletido no estudo do ano que vem.

Você pode conferir o Theme Index 2019 completo neste link.

Fonte: Melhores Destinos