Os congressistas republicanos apresentaram sua própria versão de um plano de reforma da imigração na quarta-feira, argumentando que a proposta democrata promovida pelo presidente Joe Biden não obteria o apoio bipartidário necessário no Congresso para sua aprovação.

“Meus colegas democratas apresentaram uma reforma da imigração que eles sabem que nunca se tornará lei da forma como foi escrita”, disse a congressista da Flórida, María Elvira Salazar, na quarta-feira, durante uma coletiva de imprensa em frente ao Capitólio federal.

Miami Rep. tries to fund job center with her paycheck | Miami Herald

“Como hispânicos, não queremos mais falsas promessas ou falsas esperanças. Queremos que os 11 milhões de imigrantes ilegais neste país sejam tratados com dignidade. Mas isso não vai acontecer se não pararmos a loucura na fronteira com permanentes e soluções verdadeiras, não com ordens executivas”, acrescentou.

O projeto é chamado de “Dignity Plan” e concederia uma permissão para viver legalmente no país para pessoas sem documentos que estão nos Estados Unidos há pelo menos cinco anos.

A autorização será por 10 anos, após os quais os imigrantes receberão residência permanente. Salazar estimou que 80% dos indocumentados nos Estados Unidos chegaram ao país há mais de cinco anos.

O benefício seria concedido àqueles que não cometeram crimes e cumpriram o pagamento de seus tributos.

“[O presidente Joe] Biden perdeu o controle da fronteira com o México. Até que ele possa implementar novas políticas, será muito difícil fazer qualquer coisa pelos Dreamers ou qualquer outra pessoa”, disse a senadora republicana Lindsey Graham durante a conferência, fazendo referência ao jovens indocumentados que vivem nos EUA.

O plano republicano surge enquanto o projeto de lei de imigração de Biden está para ser debatido na Câmara dos Representantes.

Biden propôs a criação de uma rota para que os cerca de 11 milhões de imigrantes que vivem sem situação legal nos Estados Unidos possam ser naturalizados.

Seu plano concede autorizações a pessoas indocumentadas que chegaram aos Estados Unidos antes de 20 de janeiro de 2021 por cinco anos, após os quais receberiam residência permanente. Três anos depois, eles se qualificariam para solicitar a cidadania.

Também concederia residência a destinatários do DACA e destinatários TPS. Também inclui benefícios para trabalhadores agrícolas.

O projeto de lei democrata também visa reduzir os longos tempos de espera para obter alguns vistos, melhorar a tecnologia de vigilância de fronteiras e ajudar os países da América Central na esperança de diminuir a necessidade de as pessoas deixá-los.

Fonte: Brazilian Press