Um segundo aluno do campus de New Brunswick da Rutgers University foi diagnosticado com meningite bacteriana este mês.

A estudante, que foi hospitalizada em 23 de fevereiro, está recebendo tratamento, anunciou a universidade na segunda-feira. A universidade acrescentou que os serviços de saúde estudantis da Rutgers estão coordenando sua resposta com autoridades de saúde locais, estaduais e regionais. Este novo caso marca o segundo diagnóstico de meningite bacteriana no campus de New Brunswick em fevereiro deste ano. O primeiro aluno foi internado e diagnosticado em 4 de fevereiro, segundo a universidade, que também acrescentou que ele já recebeu alta do hospital.

A universidade disse que quem tiver contato próximo com o estudante estão sendo notificados para receber antibióticos como medida preventiva. Autoridades de saúde estão investigando para determinar se os dois casos estão relacionados. O primeiro aluno foi diagnosticado com meningite tipo B, de acordo com a universidade. O tipo de meningite que o estudante tem no caso mais recente ainda não foi determinado. A vacina contra a meningite é a melhor proteção contra a doença, segundo a universidade, a mais comum para combater esta doença protege contra quatro variedades da bactéria, conhecidas como tipos A, C, W e Y, de acordo com funcionários da universidade. Esta vacina não protege contra o tipo B.

Uma vez diagnosticada, a doença meningocócica, conhecida como meningite, pode ser tratada com antibióticos, mas a atenção médica rápida é extremamente importante. Os sintomas da doença podem incluir febre alta, dor de cabeça, rigidez no pescoço e erupção cutânea. Esses sintomas podem se desenvolver por várias horas ou podem durar de um a dois dias. Os membros da comunidade universitária que estão com esses sintomas ou têm problemas de saúde devem consultar um médico e informá-los sobre o caso de meningite no campus, de acordo com a universidade.

 

Fonte: Brazilian Press