Em quais países da Europa os brasileiros podem fazer conexão? Pouco a pouco os países começam reabrir aos turistas brasileiros. A Suíça e a França foram dois dos últimos a liberarem a entrada de viajantes vacinados. Eles também se tornaram dois dos poucos destinos na Europa acessíveis atualmente. Entretanto, as companhias estrangeiras continuam operando voos normalmente para o Brasil e pode ser uma boa oportunidade para visitar outros países abertos. Mas a conexão é permitida na Europa? Fizemos uma lista com todos os países europeus com voos diretos para tirar a sua dúvida.

Onde fazer conexão na Europa

Conexão é quando pegamos um voo a um aeroporto principal (hub) e lá embarcamos em um novo voo para nosso destino final. Na Europa há vários aeroportos que atuam como centros de conexão, cada companhia aérea tem um ou mais deles. A TAP por exemplo, tem seu hub em Lisboa, a KLM em Amsterdã, a Air France em Paris e assim por diante.

Atualmente, oito companhias europeias estão voando para cá, atendendo destinos como São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, entre outros. São elas:

  • Air Europa e Iberia (Espanha)
  • Air France (França)
  • KLM (Holanda)
  • Lufthansa (Alemanha)
  • Swiss (Suíça)
  • TAP Air (Portugal)
  • Turkish Airlines (Turquia)

A Azul e a Latam também estão voando para a Europa, com destino a Lisboa e Paris.

Já a Alitalia e a British, que suspenderam as ligações devido à pandemia, já têm data para retornar. A companhia britânica prevê a retomada em 31 de agosto e a italiana no dia seguinte em 01 de setembro. Vale também ressaltar que a Air China, que opera voos para a China com escala em Madri, deve retornar com a rota em 31 de outubro.

Saindo do Brasil a bordo de avião de uma companhia europeia é possível alcançar dezenas de destinos pelo mundo, entre eles países abertos aos turistas brasileiros, como Marrocos, Maldivas, Egito, Emirados Árabes, etc.

Apesar dos voos estarem operantes não são todos os países europeus que permitem a conexão. Conheça abaixo quais as regras dos países com voos diretos saindo do Brasil, onde é possível fazer conexão para outro destino.

Alemanha

Voando com a Lufthansa via Frankfurt a conexão está liberada quando o destino final é fora do espaço Schengen (veja aqui mais detalhes). A Latam tem previsão de retomar a rota em agosto, segundo informou à Anac.

Espanha

Chegando a Madri com a Air Europa ou Iberia também está autorizada a conexão somente para países fora do espaço Schengen (mais informações aqui)

França

A entrada na França está liberada para turistas brasileiros vacinados. Já a conexão no aeroporto de Paris está autorizada para vacinados e não vacinados para qualquer outro país. (detalhes aqui). A Air France e a Latam operam voos para Paris.

Holanda

Voando com a KLM as conexões estão autorizadas para os turistas brasileiros no aeroporto de Amsterdã (mais informações)

Portugal

Voando para Porto ou Lisboa com a TAP, Latam ou Azul é possível fazer conexão e embarcar para outro país. Todo viajante é obrigado a apresentar no embarque um teste negativo de Covid-19 RT-PCR ou rápido antígeno (veja mais detalhes de quem pode viajar para Portugal)

Suíça

A Suíça está aberta aos turistas brasileiros vacinados. As conexões são possíveis no aeroporto de Zurique ou Genebra (outras informações), com vos operados pelas companhias Swiss e Edelweiss.

Turquia

Os voos da Turkish de São Paulo para Istambul estão previstos para serem retomados no fim deste mês. As conexões por lá estão autorizadas (veja aqui)

Antes da pandemia havia voos diretos do Brasil para a Inglaterra e Itália. Tanto a British, Latam e Alitalia pretendem retomá-los agora neste segundo semestre. Pelas regras atuais o turista brasileiro não está autorizado a fazer conexões nos aeroportos ingleses e nem italianos.

Vale destacar que as regras mudam constantemente. Fique atento aos sites da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e  União Europeia (Re-open EU). E claro, consulte sempre a companhia aérea.

Confira também a lista completa com mais de 100 países abertos para brasileiros.

Fonte: Melhores Destinos