Foto: KATE STEIN – WLRN.

Antecipando a chegada do furacão Isaias, condados do sul da Flórida estão tomando precauções e preparando abrigos adaptando-os inclusive para tentar manter o distanciamento social pela pandemia do coronavírus.

A tempestade ocorre em um momento sensível durante a pandemia de coronavírus. A Flórida registrou quase 10.000 novos casos de Covid-19 na quinta-feira, o total mais alto de um estado naquele dia, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Em Miami-Dade, os mais de 270 parques, além de praias do condado serão fechados na noite desta sexta-feira, 31, às 20h. Como precaução, também fecham nesta sexta à noite – marinas, campos de golfe e outros locais de lazer públicos no condado. Eles permanecerão fechados até sábado e, possivelmente, abrirão no domingo, dependendo das condições.

“Agora é definitivamente a hora de todos os residentes e empresas verificarem seus kits de desastres de furacão, revisarem seus planos de furacões e permanecerem alertas sobre a tempestade em desenvolvimento”, disse o prefeito do condado, Carlos Gimenez.

Pontos de testes de covid-19 fechados

Vários locais de testes de coronavírus em alguns condados também estão fechados até a próxima semana.

Todos os sites drive-thru e walk-up administrados pelo estado estão se acumulando em antecipação ao mau tempo. O estado espera abri-los novamente o mais rápido possível, na próxima quarta-feira, o mais tardar.

Os locais de testes permanecerão abertos em 11 condados, quase todos na costa oeste ou Panhandle, disse a Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida. A divisão disse que antecipa a abertura de todos os pontos até 8 de agosto, no máximo.

O prefeito do condado de Miami-Dade, Carlos Giménez, disse à CNN na quinta-feira que estava preocupado em manter os evacuados socialmente distantes se um furacão atingir o estado.

“Olha, se tivermos um grande furacão aqui, teremos que evacuar várias pessoas e teremos que tentar mantê-las separadas o máximo possível”, disse ele. “Isso é uma preocupação.”
“Quando você não está testando também é uma preocupação”, acrescentou. “Mas o maior perigo, o perigo imediato, deve ser resolvido primeiro, e isso está deixando o nosso pessoal fora de perigo.”

Abrigo durante furacão Irma em Miami-Dade. Imagem: WRLN.

Abrigos 

Miami-Dade

Os 82 abrigos do condado de Miami-Dade não serão capazes de atender às diretrizes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que exigem 60 pés quadrados por pessoa, disseram as autoridades. Mas o condado vai tentar dobrar o espaço para um mínimo de 36 pés quadrados e também está trabalhando na instalação de outras medidas de proteção, incluindo divisórias usadas nos hospitais de campanha do condado. Para mais informações, clique aqui. 

Broward

O condado de Broward disse que é capaz de cumprir as medidas de cuidados e distanciamento social nos 33 abrigos contra furacões. Os planos exigem triagem na entrada do abrigo, espaços separados para pessoas que obviamente sofrem de uma doença semelhante à gripe. Uma equipe separada dentro do abrigo, focada na limpeza dos serviços, bem como a equipe que trabalha fazendo as coisas para manter o distanciamento social continua sendo um plano em andamento. Para ler mais sobre a preparação do condado, clique aqui. 

Palm Beach

O Condado de Palm Beach, que opera 17 abrigos com capacidade para 50.000 pessoas, deve poder atender às diretrizes de distanciamento do CDC agrupando famílias, disse o diretor de gerenciamento de emergências Bill Johnson.  Para mais informações sobre o condado, clique aqui. 

Orange

Os preparativos também estão em andamento no Condado de Orange. Os pontos de distribuição de sacos de areia estarão abertos das 8h às 20h nesta sexta. A Orange County Emergency Management está oferecendo mais abrigos do que o habitual para acomodar o distanciamento social.

A Cruz Vermelha está vendo a possibilidade de colocar pessoas deslocadas em hotéis.

O Condado de Orange tem cinco locais para sacos de areia abertos. Clique aqui para obter mais informações do governo de Orange County.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Condados da FL se preparam para o primeiro furacão em meio à pandemia apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News