A pandemia do coronavírus pegou todos de surpresa e as pessoas estão se perguntando como vão pagar as contas que não param de chegar. Infelizmente, as empresas não vão perdoar as dívidas de aluguel e prestação da casa, telefone, cartões de crédito, luz e água, mas elas estão oferecendo um tempo para as pessoas se organizarem financeiramente.

Empresas de serviços financeiros, programas de assistência sem fins lucrativos, empresas de serviços públicos e agências de assistência governamental estão adotando maneiras de ajudar os consumidores a passar pelas próximas semanas e meses de demissões, interrupções de negócios e quarentenas. Veja abaixo:

Pagamentos do mortgage (hipoteca)

Os proprietários de imóveis que pagam prestações da casa (mortgage) terão como negociar com os bancos um prazo para pagamento. Ninguém poderá ser despejado por pelo menos dois meses.

Fannie Mae, Freddie Mac e a Federal Housing Administration anunciaram as medidas de emergência nesta semana para proprietários de casas unifamiliares incapazes de fazer seus pagamentos de hipotecas.

Mesmo que você faça seus pagamentos a um banco ou prestador de serviços de hipoteca, provavelmente ele pertence a uma empresa controlada pelo governo. É por isso que o governo tem o poder de impedir que seu agente de hipoteca busque ações legais para tomar posse de sua casa e você ser despejado.

Energia elétrica e internet

A Florida Power & Light (FPL) está suspendendo as desconexões de serviços por falta de pagamento, mas não vai deixar de cobrar multas por atrasos. Uma taxa de atraso de $5 e multa de 1,5% ainda será aplicada. Pessoas que têm rendimentos baixos também podem negociar o pagamento diretamente com a empresa. Para mais informações acesse: fpl.com/help.

A Comcast suspendeu as desconexões de serviço e as taxas atrasadas para os clientes da internet que entram em contato com a empresa para dizer que não podem pagar suas contas durante o período. “Nossas equipes de atendimento poderão oferecer opções flexíveis de pagamento e ajudar a encontrar outras soluções”, afirma um comunicado da Comcast.

Além disso, a Comcast está oferecendo acesso gratuito à sua rede de pontos de acesso WiFi Xfinity a qualquer pessoa, incluindo não assinantes. Uma vez em um ponto de acesso, os consumidores podem selecionar o nome da rede “xfinitywifi” e iniciar um navegador. A Comcast também renunciou a todos os limites de dados por 60 dias para seus clientes.

As famílias de baixa renda qualificadas que vivem em uma área de serviço da Comcast podem receber gratuitamente 60 dias do serviço Internet Essentials da empresa, normalmente ao preço de $9.95 por mês. A Comcast também aumentou sua velocidade de dados para todos os clientes novos e existentes do Internet Essentials para 25 Mbps downstream e 3 Mbps upstream – mais do que o recomendado para serviços de streaming de vídeo HD. Para obter informações, acesse xfinity.com/prepare.

A AT&T não encerrará os serviços de qualquer cliente residencial, de telefonia móvel ou residencial de banda larga ou empresa de pequeno porte devido à incapacidade de pagar sua conta como resultado do coronavírus. As taxas de atraso de pagamento estão sendo dispensadas para esses clientes.

Para clientes de internet doméstica e sem fio, a AT&T removeu limites de dados e taxas de excesso. A empresa também expandiu seu serviço de internet de baixa velocidade de $5 e $10 por mês para famílias com crianças matriculadas no Head Start ou no Programa Nacional de Merenda Escolar. Os novos inscritos receberão dois meses de serviço gratuito se solicitarem até 30 de abril. Detalhes sobre a assistência da AT&T estão disponíveis em about.att.com/pages/covid-19.

Bancos e cartões de crédito

A Truist (SunTrust e BB&T) está fornecendo “assistência de alívio de pagamento” para clientes em empréstimos a clientes, cartões de crédito pessoais, cartões de crédito comerciais e empréstimos comerciais. “Temos várias maneiras de ajudar os clientes e nossos colegas de equipe a trabalhar com eles individualmente para encontrar a solução certa para sua situação específica, seja um adiamento de pagamento, uma isenção de taxa ou outras ações úteis”, disse Kyle Tararrance, porta-voz da Truist. As empresas renunciam às suas sobretaxas de caixas eletrônicos e devolvem 5% em dinheiro para compras qualificadas com cartão de crédito em supermercados e farmácias até 15 de abril.

O Citi renuncia às taxas mensais de serviço para seus clientes do banco de varejo e renuncia a multas por saques antecipados de CD. A empresa também oferece aumentos de linha de crédito e programas de tolerância a cobrança aos seus titulares de cartão de crédito.

A PNC está oferecendo empréstimos de emergência a preços baixos a consumidores e funcionários qualificados. Também isenta ou reembolsa taxas associadas a contas de depósito ou produtos de empréstimo, incluindo cartões de crédito e hipotecas.

O Wells Fargo possui várias opções para clientes de hipotecas, incluindo modificações, diferimentos de tolerância/pagamento e planos de pagamento. Os proprietários de pequenas empresas também podem obter isenções de taxas, adiamentos de pagamentos e outra assistência expandida. Também está disponível ajuda para clientes de cartão de crédito, empréstimo automático e empréstimos pessoais.

O Chase está ajudando os clientes que ligam com problemas financeiros relacionados ao coronavírus a renunciarem às taxas e estendem as datas de vencimento dos pagamentos por cartões de crédito, empréstimos para automóveis e hipotecas, disse a porta-voz Keosha Burns. O banco também está aumentando as linhas de crédito para clientes individuais e de pequenas empresas. “A ajuda está disponível para clientes de hipoteca do Chase que foram impactados pelo COVID-19”, disse Burns. “Eles devem procurar e discutir opções.”

O Bank of America não anunciou nenhum esforço de alívio específico para os consumidores e, em vez disso, disse à CNBC que daria alívio caso a caso para os clientes de suas hipotecas e empréstimos para aquisição de imóveis, contas correntes e de poupança, cartões de crédito, empréstimos para pequenas empresas e empréstimos para automóveis. A empresa disse que interrompeu as vendas de closing, despejos e reintegrações de posse.

Muitos outros bancos estão oferecendo serviços semelhantes aos seus clientes. Para aqueles que não estão listados aqui, ligue diretamente para eles ou acesse seus sites. Para garantir qualquer forma de assistência, os bancos enfatizam que os clientes devem entrar em contato com seus credores e explicar suas situações pessoais, em vez de esperar que qualquer ajuda seja concedida automaticamente.

Ajuda do governo

O seguro desemprego está disponível para trabalhadores da Flórida que perderam receita como resultado dos esforços do governo para impedir a propagação do coronavírus. Isso inclui trabalhadores que foram colocados em quarentena por um profissional médico ou agência governamental, alguém demitido ou enviado para casa sem remuneração por um longo período de tempo por causa de preocupações com coronavírus ou trabalhadores que ficam em casa para cuidar de familiares imediatos diagnosticados com coronavírus.

Você deve se inscrever com antecedência, se for elegível. O processo de inscrição pode ser árduo e os benefícios podem levar semanas para aparecer. Para se inscrever, vá para floridajobs.org .

Comida

A Feeding South Florida está coletando dinheiro através do seu Fundo de Resposta COVID-19 para ajudar indivíduos e famílias nos condados de Broward, Palm Beach e Miami-Dade.

A organização sem fins lucrativos coordena com governos locais, distritos escolares e parceiros da comunidade para distribuir alimentos em locais estratégicos de drive-through em toda a região e em três locais de despensa.

A organização obtém seus alimentos do programa de commodities do Departamento de Agricultura dos EUA, bem como de doações de itens perecíveis em excesso por quase 500 lojas de varejo.

Para solicitar ajuda ou doar comida, dinheiro ou tempo, acesse feedingsouthflorida.org.

O Farm Share, com os armazéns do sul da Flórida em Pompano Beach e Homestead, distribui alimentos por mais de 2.000 despensas, igrejas, escolas e outras organizações sem fins lucrativos. Segundo seu site, a Farm Share distribuiu mais de 88 milhões de libras de alimentos no ano passado em todos os 67 municípios da Flórida.

A organização trabalha com os agricultores da Flórida em todo o estado para coletar frutas e legumes que, de outra forma, estariam ausentes por serem deformados, descoloridos, manchados ou de tamanho inadequado.

Para entrar em contato com as agências parceiras e descobrir as datas e horários das próximas distribuições de doações do Farm Share, acesse farmshare.org/agencies.

O Summer BreakSpot, um programa financiado pelo estado, distribui café da manhã, almoço, jantar e lanches gratuitos para crianças e adolescentes em locais supervisionados para refeições, como parques públicos, bibliotecas e igrejas.

Na maioria dos casos, nenhuma aplicação é necessária e qualquer criança de 18 anos ou menos pode simplesmente aparecer durante as refeições e receber uma refeição.

Para descobrir quais sites estão operando a qualquer momento, vá para summerbreakspot.freshfromflorida.com e role para baixo para inserir seu ZIP Code sob as palavras “Localizar um site”.

O SNAP, que significa Programa de Assistência Nutricional Suplementar, é administrado pelo estado. Para se inscrever, acesse myflorida.com/accessflorida e clique no link “Solicitar Benefícios”.

As escolas públicas dos condados de Broward, Palm Beach e Miami-Dade também estão fornecendo refeições gratuitas em locais selecionados nos dias em que a escola estaria em sessão.

Para informações por município, acesse estes sites:

No condado de Broward, acesse browardschools.com/food-service.

Em Miami-Dade, acesse miamidadeschools.com/food-service.

No condado de Palm Beach, acesse palmbeachschools.com/food service.

Fonte: AcheiUSA