As famílias muitas vezes enfrentam dificuldades para encontrar as pessoas presas pelo Immigration and Customs Enforcement (ICE) e transferidos para um centro de detenção, especialmente se o centro estiver em outro estado. O Manual de Defesa de Deportação Make the Road New York explica o passo a passo o que fazer.

Os agentes do ICE levam os presos para as instalações da Varick Street em Manhattan para processamento e, em seguida, a um centro de detenção em New Jersey. É comum que a família receba uma ligação do preso poucas horas após a prisão. Quando isso acontecer, é importante solicitar o Número de Registro de Estrangeiro, conhecido como A-Number. É um código exclusivo que começa com um “A” seguido por nove dígitos.

Para facilitar a busca, é necessário ter o nome legal completo, data de nascimento e país de origem. Assim que a pessoa for transferida para o centro de detenção, suas informações aparecerão no localizador de detidos do ICE: https://locator.ice.gov/odls/homePage.do, disponível em espanhol. Pode levar até 24 horas para que o nome apareça no mecanismo de pesquisa.

Cada centro de detenção tem suas próprias regras, mas você pode encontrar informações específicas em: https://www.ice.gov/detention-facilities . Além disso, o MANUAL DE DEFESA CONTRA DEPORTAÇÃO fornece informações básicas sobre as instalações onde a maioria das pessoas que são presas em New York e em nossa área são mantidas. A maioria das pessoas detidas não tem representante legal suficiente porque o governo dos Estados Unidos não fornece um advogado, mesmo que a pessoa não possa pagar.

Em New York, algumas pessoas receberão um advogado por meio do Projeto de Unidade Familiar do Imigrante de New York (NYIFUP) em sua primeira audiência, o que pode ocorrer cerca de dois meses após a prisão. Verifique em https://deportationdefensemanual.files.wordpress.com/, se o preso tem direito ao NYIFUP. Se você contratar um advogado particular antes de sua primeira audiência no tribunal, sua família não se qualificará para a ajuda da NYIFUP, mesmo se você não puder pagar o advogado particular no futuro.

Além disso, o estado alocou fundos para fornecer ajuda jurídica gratuita por meio de certos consulados, igrejas e organizações religiosas. Se a pessoa teve algum contato prévio com uma autoridade de imigração, seja na fronteira ou perante um juiz de imigração, é aconselhável consultar um advogado o mais rápido possível. É importante saber se a pessoa tem uma ordem de deportação anterior. Se você tiver uma ordem de deportação anterior, poderá enfrentar um processo de deportação mais rápido e poderá exigir a intervenção imediata de um advogado.

Para verificar se uma ordem de deportação foi emitida contra os detidos, pode ligar para o Sistema de Informações do Tribunal de Imigração no número 1-800-898-7180. Aqueles que precisarem de aconselhamento jurídico podem ligar para a linha direta do Office of New Americans pelo telefone 1-800 -566-7636. Pode entrar em contato com a Equipe de Defesa da Liberdade pelo telefone 1-800-566-7636 ou escrevendo para  [email protected] .

Para saber quando e onde será a data da audiência deve ligar para 1-800-898-7180. Quando telefonar precisa ter o Ao se comunicar, tenha o número A-Number à mão. Se o seu familiar for elegível para impedir legalmente a deportação no tribunal, ele pode ser detido por vários meses, até anos, enquanto o caso é resolvido. De acordo com a lei de imigração, algumas pessoas são elegíveis para uma “audiência de fiança” nos primeiros meses, enquanto outras pessoas não são elegíveis até depois de 6 meses.

Fonte: Brazilian Press