engordarTenho certeza que você já ouviu esse conselho, experimentou por um tempo e como não emagreceu rapidamente, parou de comer devagar. Mas, será que foi feito por tempo suficiente? Quero dizer, o hábito de comer devagar fará efeito mesmo, depois de quanto tempo? Depois de muito tempo se você está pensando em duas ou três semanas.

O que está por trás desse hábito é muito mais complexo que o comer devagar. Nosso corpo funciona de forma diferente que simples matemática. Temos a interação de vários hormônios que juntos irão nos dizer se precisamos comer mais ou não. E eles atuam enquanto estamos comendo.

Durante as nossas refeições liberamos vários hormônios entre eles a leptina. Um hormônio que nos informa que podemos parar de comer porque já ingerimos uma quantidade suficiente de alimentos. Mas não é assim pá pum! Existe um tempo e uma forma para acontecer.

Vamos comendo, a leptina vai sendo liberada e o nosso cérebro entende que já não precisamos comer mais. Ocorre que quando comemos muito rápido antes de nos sentirmos satisfeitos e pararmos de comer, já comemos muito mais do que precisávamos e o excesso de energia será armazenado como gordura.

A leptina é produzida no tecido adiposo, ou seja, no lugar onde guardamos gordura e sim, se você pensou que as pessoas obesas têm mais leptina você acertou. O que ocorre é que não funciona, mais. Quando as pessoas ultrapassam a quantidade de alimento elas engordam, se engordam produzem mais leptina e o que se poderia esperar é que tivessem menos fome.

Porém, como comem rápido, ou comem sem ter fome, ou comem para ficarem felizes, ou comem por vício a quantidade de gordura corporal aumenta, a produção de leptina também aumenta. Isso leva o corpo a não reconhecer mais a leptina de tanta leptina que tem no corpo. Assim, destruímos um sistema espetacular de controle de apetite e de gordura corporal.

Existem outros hormônios e substâncias que também nos ajudam a sentir saciedade e controlarmos a alimentação, a gordura corporal e por fim a nossa saúde. O problema são nossos hábitos, desculpas e crenças que nos levam a destruir a nossa natureza sempre perfeita.

O post Coma devagar para ter saúde e não engordar apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News