Com objetivos bem opostos, Ceará e Fluminense se enfrentam nesta segunda-feira, às 20h, na Arena Castelão, em jogo que abre 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o time nordestino luta desesperadamente contra o rebaixamento, a equipe carioca busca cravar logo uma vaga na Fase de Grupos da Libertadores.

A situação do Ceará é delicada. O time não vence há oito partidas, sendo duas derrotas consecutivas. A má fase gerou a demissão do técnico Lucho González e colocou o clube na zona de rebaixamento, mais precisamente na 17ª posição, com 34 pontos. O Cuiabá, com 34, está fora do descenso.

Já o Fluminense defende uma invencibilidade de três partidas. O time carioca entra na rodada na quarta posição, com 58 pontos, atrás apenas de Palmeiras (74), Internacional (64) e Flamengo (61).

Devido a uma punição do STJD, o jogo acontecerá com portões fechados. O Ceará teria que atuar a 100km da capital, mas como não havia tempo hábil para mudar o local da partida, só não será permitida a presença de torcedores.

O técnico Juca Antonello terá problemas para escalar o sistema defensivo do Ceará. O treinador não contará com os zagueiros Luiz Otávio, suspenso, além de Messias e Lucas Ribeiro, lesionados. Com isso, Gabriel Lacerda e Marcos Victor serão titulares contra o Fluminense.

Desfalque contra o Internacional, o atacante Jô, que recentemente reatou seu relacionamento com sua ex-mulher, está novamente à disposição do treinador. A expectativa, no entanto, é que seja opção no banco de reservas.

O treinador poderá mudar também o setor ofensivo. Ele indicou que voltará ao esquema com dois homens de frente, por isso Erick terá chances de iniciar a partida. Caso isso aconteça, Diego deixaria a equipe principal.

Do outro lado, o técnico Fernando Diniz perdeu o lateral Calegari, com uma lesão na coxa esquerda. Com isso, Caio Paulista é o favorito para assumir a vaga, mas Cristiano corre por fora na briga pela titularidade.

Esta deverá ser a única mudança do técnico Fernando Diniz. Existe uma possibilidade, baixa, de Matheus Martins voltar a ser titular. Para isso, Yago Felipe teria que ficar novamente entre os suplentes, o que não deve ocorrer.

“Agora nosso time se encaixou bem de novo com a entrada do Yago, estava treinando muito bem, junto com Ganso e Martinelli. Acho que é entrosar mais e mais para fazer uma boa reta final de Brasileiro”, disse André.