Cinco pessoas morreram de legionelose, uma forma de pneumonia causada por bactérias. A fonte da doença seria em um condado de New Jersey, de acordo com autoridades de saúde do estado.

Até quinta-feira passado, o Departamento de Saúde de New Jersey informou que havia confirmado 22 casos de legionelose no condado de Union, entre residentes e visitantes. Os pacientes adoeceram entre 8 de março e 13 de maio. Segundo a agência, cinco dos 22 pacientes morreram. O estado diz que as autoridades de saúde investigam a situação com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. As autoridades de saúde não identificaram a cidade em Union County, onde os casos foram mais graves, mas o estado registra de 250 a 350 casos de doença do legionário por ano.

A doença é contraída pela inalação de gotas de água contaminada com bactérias Legionella. As gotículas podem vir de torres de resfriamento, fontes decorativas, sistemas de ar condicionado e sistemas de encanamento. Os sintomas podem levar até duas semanas para se desenvolver e incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse e diarréia. Os pacientes mais vulneráveis ​​são crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico debilitado. A maioria dos casos pode ser tratada com antibióticos.

Autoridades de saúde em New Jersey disseram que estão conduzindo investigações epidemiológicas e ambientais para identificar possíveis fontes de infecção. “Devido ao grande número de precauções, o Departamento recomenda que as pessoas que vivem no condado de Union e tenham sintomas respiratórios semelhantes à pneumonia, como febre, calafrios, tosse, falta de ar, dores musculares e dor de cabeça procure o médico imediatamente”, disse o Dr. Shereef Elnahal, comissário de saúde de Nova Jersey, em um comunicado.

Fonte: Brazilian Press