O brasileiro Alexandre Quites, de 56 anos, morreu vítima do coronavírus no último dia 21 de junho em Deerfield Beach. Quites deixa a esposa e um filho, que perdeu o pai para a doença no dia em que foi comemorado o Dia dos Pais nos Estados Unidos. 

O chef de cozinha de Belo Horizonte era apaixonado por culinária e foi contaminado ao retornar ao trabalho em um restaurante reaberto após quase três meses fechado. Familiares – que disseram que o brasileiro não tinha nenhuma doença pré-existente – afirmam que Quites tomou todas as precauções quando foi anunciada a pandemia: ficou em casa, se isolou com a esposa e com o filho na casa da família em Deerfield Beach, mas teve que voltar ao trabalho quando o restaurante reabriu. 

De acordo com a sobrinha de Alexandre, Luciana Quites, ao todo foram três semanas entre a descoberta do vírus e o falecimento. Ele começou a se sentir mal, pensou que era uma gripe forte e foi para o hospital. O vírus foi detectado e Alexandre ficou uma semana entubado e com respiradores, já que seu pulmão estava com 90% da atividade comprometida. Além do pulmão, seus rins também foram atingidos e ele teve que fazer hemodiálise. “No sábado, dia 20, os médicos avisaram a esposa que seu quadro havia se agravado muito e que ele não sobreviveria”, disse Luciana. 

Sobre o tio, Luciana afirma que Quites morava nos Estados Unidos há 34 anos. Nesse tempo, morou em New Jersey e na Flórida, trabalhou com imóveis (mortgage broker) entre 1984 a 2010, quando a crise do setor imobiliário o levou de volta com a família para o Brasil, onde passou três anos. Decidiram voltar para os EUA, ficaram em New Jersey até 2019, quando realizou o sonho de comprar uma casa perto da praia de Deerfield Beach e conseguiu emprego em um restaurante.

Alegre e carismático, Quites conquistou diversos amigos por onde passava. 

“No dia 21 de junho de 2020 meu tio morreu vítima do coronavírus. O sonho acabou. Nas minhas lembranças, ficaram o tio ‘Alex’ divertido, agregador, que adorava reunir os amigos e cozinhar os mais gostosos e variados pratos. São momentos que nunca me esquecerei. A saudade sempre será grande, mas o que me confortam são as lembranças dos momentos únicos vividos em sua companhia. A dor é imensurável. Titio Alex sua ausência está sendo muito sentida por familiares e amigos, descanse em paz”. 

O primo de Alexandre, Marcos César, que mora em Deerfield Beach também presta uma homenagem ao primo e amigo. “Descanse em paz, primo, que Deus o tenha”. Marcos pede que a morte do primo sirva como alerta para os brasileiros da região, já que os casos estão subindo muito na Flórida. “O coronavírus está aqui bem perto de nós e temos que redobrar os cuidados conosco e com aqueles que amamos”.

Fonte: AcheiUSA