Claudio Schapochnik

Trecho do aqueduto de Cesarea Marítima, junto ao Mar Mediterrâneo, em NetanyaTrecho do aqueduto de Cesarea Marítima, junto ao Mar Mediterrâneo, em Netanya

Os jornalistas que viajaram no voo inaugural direto entre o Brasil (Guarulhos) e Israel, realizado nesta quarta-feira (dia 12) pela Latam Airlines, conheceram hoje (sábado, dia 15) as antigas cidades de Cesarea Marítima, ligada ao período romano, e Akko (Acre, em português), do tempo das cruzadas.

O grupo deixou Tel Aviv pela manhã e em apenas 45 minutos chegou a Netanya, cidade onde fica o parque arqueológico de Cesarea. Lá estão ruínas de várias obras construídas por Herodes e outras, de períodos posteriores como o medieval.

Trata-se de um passeio muito bacana, onde se observa mosaicos e lindas peças esculpidas. No mínimo é necessário 1h30 para conhecer o parque. A água do mar em frente, o Mediterrâneo, tem partes bem azuis e outras transparentes.

O passeio terminou com a visita ao antigo aquetudo, que transportava água potável para Cesarea Martítima.

Logo após, o grupo seguiu mais para o norte de Israel, na cidade de Akko (Acre, em português). É intimamente ligada à história das Cruzadas – movimento para conquistar as áreas cristãs da Terra Santa das mãos dos muçulmanos, no período medieval.

O ponto local mais interessante é um longo túnel que atravessa grande parte da Cidade Velha, que unia o centro ao antigo porto. Quem sofre de claustrofobia é melhor não percorrê-lo.

Também Akko, os jornalistas almoçaram no excelente restaurante de peixes e frutos do mar chamado Uri Buri. É considerado um dos melhores de Israel e serve comida saborosa e com apresentações criativas.

Terminada a visita a Akko, o grupo seguiu para Haifa – terceira mais cidade do país atrás da capital, Jerusalém, e de Tel Aviv. Lá os jornalistas se hospedaram no hotel Dan Panorama e jantaram no restaurante de comida mediterrânea Douzen.

Amanhã (domingo, dia 16), o grupo vai conhecer destinos na cidade de Nazaré e na região do Lago Kineret, o Mar da Galileia.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Latam Airlines e do Escritório de Turismo de Israel no Brasil, com seguro de viagem Vital Card

Fonte: PANROTAS

Marcações: