Interessada em documentar a presença cultural do Brasil e a quantidade de artistas brasileiros que deixaram sua marca em Miami, a presidente do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBU), Adriana Sabino, teve a ideia de fazer uma curadoria dessas influências e reuni-las em livro. Nas palavras da presidente, o BRAZILinMIAMI, como foi batizado o projeto, “será um registro fotográfico […] expondo as contribuições brasileiras em Miami-Dade nas últimas décadas.”

São obras pelas quais a gente frequentemente passa sem perceber a marca de um artista brasileiro deixada na paisagem. É o caso da calçada da Biscayne Blvd., em frente ao Bayside, projetada por Burle Marx; a fachada do prédio da YoungArts Foundation, também na Biscayne, com seu gigantesco mural de azulejos decorados por Fernando Brennand; os painéis de Carybé no aeroporto de Miami; as colossais paredes pintadas pelo artista urbano Kobra; a arte de Romero Britto espalhada pela cidade, e outras mais.

Além das intervenções urbanas, o projeto envolve também a catalogação da influência brasileira em outras áreas, como música, dança, gastronomia, língua e educação.

Para ajudar na tarefa de documentar tudo isso, Adriana pede a colaboração de quem tenha registros fotográficos históricos da presença cultural brasileira na cidade de Miami. O website do CCBU é www.centroculturalbrasilusa.com.

Trabalho reconhecido

Luiz Rodrigues recebe reconhecimento
Luiz Rodrigues recebe reconhecimento

O ambientalista Luiz Rodrigues, incansável lutador pela causa ecológica em Miami, recebeu um reconhecimento de peso da cidade de Miami. Trata-se da Earth Month Proclamation, do Sustainability Committee da cidade, recebido ao lado de outro defensor da causa, David Doebler.

 

Bolsonaro pode vir à Flórida em maio

Depois de duas recusas, do Museu Americano de História Natural e do Restaurante Cipriani, ficou finalmente definido o local onde o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vai receber a homenagem “Person of the Year”, concedida pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, de Washington D.C. A festa vai acontecer no dia 14 de maio, no hotel Marriott Marquis de Times Square. Além de Nova York, pode ser incluída no roteiro uma visita à cidade de Pompano Beach, na Flórida, reduto de imigrantes brasileiros onde Bolsonaro conquistou absoluta preferência na eleição de novembro passado. Ainda candidato, Bolsonaro reuniu centenas de pessoas num restaurante brasileiro na cidade vizinha, Deerfield Beach. Ele foi eleito, mas o restaurante fechou.

BizBrazil de abril

BizBrazil 05
Rodrigo Fonseca é o destaque do quinto número da BizBrazil Magazine

Já está na mesa das pessoas mais influentes no eixo de negócios entre Brasil e Flórida o quinto número da revista BizBrazil Magazine. Na matéria de capa, o titular do Setor Comercial do Consulado-Geral do Brasil em Miami, Rodrigo Fonseca, dá dicas importantes para quem deseja exportar para os Estados Unidos.

A BizBrazil tem periodicidade bimestral e circulação dirigida, enviada por correio para uma seleta lista de empresários, empreendedores e autoridades envolvidas com o comércio entre o estado da Flórida e o Brasil. Visite www.bizbrazilmagazine.com e peça para receber a revista em casa ou no escritorio.

Mais programas na Rádio AcheiUSA

Renata Castro Alves
Renata Castro Alves

Aos poucos novas atrações vão preenchendo a programação da Rádio AcheiUSA. Depois da estreia de Jamari França, com seu Diversidade Cult, em parceira com a radicultfm.com do Rio de Janeiro, chegou a vez da advogada de imigração Renata Castro Alves ter o seu espaço, onde serão reproduzidos os seus lives pelas mídias sociais afora, respondendo às dúvidas de imigração dos ouvintes. O programa Renata Responde estreia neste domingo, às seis da tarde. Semana que vem estreia mais um programa, ainda no forno.

A programação musical da Rádio AcheiUSA sofreu uma transformação radical ultimamente. Em vez do que é sucesso na maioria das rádios, tocamos o melhor da MPB de todos os tempos, de Pixinguinha e Noel Rosa a Lulu Santos e Tribalistas. Uma ótima opção para quem desistiu de ouvir rádio por causa da programação popular de gosto duvidoso que assola a maioria das rádios. A rádio pode ser ouvida acessando a página www.radioachei.com ou baixando os apps para iPhone e Android.

Pedro e Wesley

“Refugiados”, um dos trabalhos mais recentes de Pedro Lázaro
“Refugiados”, um dos trabalhos mais recentes de Pedro Lázaro

O artista plástico Pedro Lázaro é o entrevistado desta semana de Carlos Wesley, na coluna Gente. Pedro é um dos mais talentosos artistas brasileiros vivendo na Flórida, com formação na prestigiada Escola Brasileira de Belas Artes (EBA), no Rio de Janeiro, onde estudaram artistas como Burle Marx, Victor Meirelles, Oscar Niemeyer e Cândido Portinari, entre outros. Vale a pena conhecer a história e os trabalhos desse talentoso brasileiro, premiado pelo Latin American Museum.

Fonte: AcheiUSA