Foi dado mais um passo na direção da aprovação da tão sonhada carteira de motorista para imigrantes indocumentados em New York. Na tarde de quarta-feira (12), Democratas da Câmara de Deputados aprovaram o projeto de lei que concede o benefício. Agora, os deputados pressionam o Senado para fazer o mesmo antes do recesso parlamentar, que começa nesta sexta-feira (14).

O projeto de lei permite que imigrantes sem documentos legais nos EUA deem entrada na carteira de motorista com o passaporte. Caso o Senado aprove, o governador Andrew Cuomo, Democrata e favorável à causa imigratória, já avisou que vai assiná-la.

“Eu espero que nossos colegas do Senado tenham coragem de fazer o que é certo, não o que é popular/ Se os políticos votassem apenas no que fosse popular, os escravos nunca seriam libertados”, ponderou Phil Ramos, deputado do Partido Democrata.

Ele se refere a americanos que vivem ao Norte do Estado de NY que se opõem ao projeto de lei.

A discussão sobre o projeto de lei se estendeu por horas a fio e gerou muita discussão entre os parlamentares do lado favorável e também dos Republicanos que se opõe ao projeto. Eles argumentaram que a segurança pública está em risco.

Caso seja aprovada, a medida garante a carteira de motorista a imigrantes indocumentados, mas com modelo diferente do oficial, ou seja, não será possível embarcar em voos domésticos com o documento.

Um estudo do New York City Comptrolleer estima que mais de 400 mil imigrantes indocumentados vivem hoje no Estado e dariam entrada na carteira de motorista.

Os 12 estados que emitem a carteira de motorista aos imigrantes indocumentados são: Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, Nevada, Novo México, Utah, Vermont e Washington.

Fonte: AcheiUSA