Legisladores da Califórnia estão considerando para se tornar o primeiro estado do país a oferecer assistência médica financiada pelo governo para ajudar imigrantes adultos ilegais. Mas a decisão sobre quem será elegível para isso poderá ser baseada em custos.

O governador democrata Gavin Newsom quer gastar cerca de US $ 98 milhões por ano para fornecer cobertura para imigrantes de baixa renda entre 19 e 25 anos que estão ilegalmente no país. A Assembleia Estadual tem uma proposta que abrangeria todos os imigrantes da Califórnia que estão ilegalmente no país e que tenham mais de 19 anos de idade. Mas ele rejeitou esse plano devido ao custo estimado de US $ 3.400 milhões. “É um desafio por 3,4 bilhões de razões”, disse ele. O Senado estadual quer cobrir adultos entre 19 e 25 anos, bem como todos aqueles com mais de 65 anos. O patrocinador da medida, a senadora Maria Elena Durazo, minimizou a preocupação com as despesas e ressaltou que a entidade projetou um superávit de US $ 21,5 bilhões.

O Senado e a Assembleia finalizarão suas propostas orçamentárias nesta semana antes de iniciar negociações com o governador. A lei estadual estabelece que o orçamento deve ser aprovado antes de 15 de junho ou os legisladores deixarão de receber seu salário. Em jogo, de acordo com a equipe legislativa, estão os 3 milhões de pessoas na Califórnia que não têm plano de saúde. Cerca de 1,8 milhão deles são imigrantes que estão ilegalmente no país. Destes, cerca de 1,26 milhão têm salários baixos o suficiente para serem elegíveis para o programa Medi-Cal.  “Simbolicamente, isso é muito importante. Isso estabeleceria a Califórnia como um contrapeso às políticas federais, tanto em questões de saúde quanto migratórias “, disse Larry Levitt, vice-presidente sênior de reforma da saúde da Kaiser Family Foundation. Muitos imigrantes que estão no país ilegalmente já estão matriculados em algum programa financiado pelo governo, mas só cobrem emergência e gravidez.

Fonte: Brazilian Press