O governo federal planeja enviar centenas de imigrantes indocumentados para os condados de Broward e Palm Beach para aliviar os problemas na fronteira entre os EUA e o México, informaram autoridades dos dois condados nesta quinta-feira, 16, em um comunicado à imprensa.

De acordo com Kimberly Maroe, gerente de informações públicas da Comissão do Condado de Broward, uma agência federal notificou o xerife do condado de Broward, Gregory Tony, e disse esperar que 135 migrantes fossem enviados a Fort Lauderdale toda semana até novo aviso. O primeiro grupo de migrantes deverá chegar em duas semanas.

O prefeito do condado de Broward, Mark Bogen, criticou o movimento, dizendo que o condado não tem meios financeiros para fornecer abrigo e comida para um fluxo repentino de migrantes.

“Esta é uma crise humanitária”, disse Bogen. “Faremos todo o possível para ajudar essas pessoas, mas se o presidente não nos fornecer ajuda financeira para abrigar e alimentar essas pessoas, ele estará criando um acampamento para desabrigados”.

Bogen disse que trazer uma grande quantidade de migrantes para o condado causará mais tensão nos serviços sociais de Broward e prejudicará ainda mais os imigrantes, que estarão aqui sem dinheiro, empregos, moradia ou conhecimento básico da área.

O prefeito enfatizou que Broward não é uma cidade ‘santuário’ e criticou fazendo alusão à fala do presidente de enviar imigrantes indocumentados para cidades que os protegem.

“O Senado da Flórida aprovou recentemente uma lei polêmica que proíbe essas cidades no estado”, afirmou o comunicado de imprensa. “O presidente Trump ameaçou enviar pessoas que atravessam ilegalmente a fronteira para comunidades que são consideradas amigas dos imigrantes”.

De acordo com Maroe, os migrantes serão processados ​​pela Patrulha de Fronteira dos EUA e depois libertados sob custódia do Gabinete do Xerife de Broward.

O condado de Palm Beach também receberia imigrantes, segundo o senador Marco Rubio, do R-Fla. Representantes dos dois condados solicitaram mais informações ao DHS.

No caso, segundo o plano do governo, metade do grupo seria enviado para abrigos em Broward e a outra metade para Palm Beach. Os processo de pedidos de asilo ficariam por conta dos escritórios das agências de imigração de Dania Beach e West Palm Beach e liberados sob custódia das polícias locais. Com informações do Local 10.

O post Broward e Palm Beach receberão imigrantes detidos na fronteira sul dos EUA apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News