As unidades de Futsal funcionam em Deerfield Beach, Boca Raton e Coconut Creek e atendem a meninos e meninas dos 3 aos 18 anos de idade.

O mundo do futebol infantil no Sul da Flórida gira em torno da Brazil Soccer Academy. Com unidades em Coconut Creek, Deerfield Beach e Boca Raton, há 20 anos, a academia é mais do que uma simples “escolinha” de futebol – é um referencial, ela prepara atletas, não somente para seguirem carreira profissional por meio do esporte, mas busca encaminhar as crianças e jovens para uma vida física e mentalmente saudável.

Voltada para meninos e meninas a partir dos três anos até os 18 anos de idade, o reconhecimento da atuação da Brazil Soccer Academy vem pela satisfação de pais e dos atletas ao longo dessas duas décadas. Além disso, o reconhecimento da comunidade brasileira é percebido também por meio de homenagens, podemos citar a premiação da Brazil Soccer Academy, como empresa destaque para brasileiros na Flórida, pela “FOCUS BRAZIL BUSINESS AWARDS 2019”.

Formação dos atletas
Com as unidades de Futsal funcionando em Deerfield Beach, Boca Raton e Coconut Creek, a Brazil Soccer Academy prepara atletas para a carreira esportiva profissional mundo afora. O sócio e técnico, Luciano da Silva, fala sobre o cuidado com a formação do atleta não somente para o futebol, mas também enquanto pessoa. “O diferencial da nossa academia é o cuidado que temos com eles nos estudos e nas responsabilidades que as fases e a vida de um profissional exigem”, destaca.

A fase dos 14, 15 anos de idade, é uma fase que envolve muitos conflitos da adolescência e por isso mais complicada porque o adolescente passa por muitas mudanças, como nos estudos quando passam para o “High School”. Também o cuidado com relacionamento com os pais, por exemplo. “Buscamos sempre acompanhar em conjunto com os pais, as rotinas dos atletas dentro e fora dos treinos, dando um suporte que vai além do futebol. Falamos de Deus sem pregar essa ou aquela religião, mas para reforçar o lado espiritual”, diz Luciano.

Cuidado com a saúde física e mental dos atletas

O trabalho da BSA com os alunos envolve também disciplina e organização. Além disso, ressaltamos a importância de nos mantermos atentos a uma das questões mais polêmicas da atualidade que é o uso exagerado dos aparelhos eletrônicos como celulares e tablets. “Abrimos guerra contra os eletrônicos. Pesquisas comprovam que crianças têm 95% de chance de se tornarem míopes por causa do uso demasiado de celulares e videogames. Além da miopia, outros problemas de saúde que acometem muitas crianças e adolescentes por causa dos jogos eletrônicos são a obesidade, problemas posturais, falta de concentração em realizar coisas simples da rotina diária e também no futebol”, aponta Luciano.

O técnico Luciano da Silva em foto com alunos quando era treinador de futsal no Brasil.

Segundo o técnico, esta preocupação e atuação têm surtido efeitos tanto que os atletas que frequentam a BSA têm entendido essa parte dos malefícios dos eletrônicos, melhorando a atenção em campo e na escola. “Os pais têm nos informado que estão mais atentos, mais focados”, ressalta.

Além disso, Luciano cita casos. “Temos vários testemunhos de pais que relatam que quando tiram um celular ou videogame da criança, dependendo da idade, vem um choro compulsivo, ou até mesmo agressão. Parece que está tirando uma droga, a criança perde o referencial, fica perturbada. Já testemunhamos casos de agressão aos pais e crianças que pararam de ir à escola regular, tendo de serem assistidas por psicólogos e equipe terapêutica porque foram diagnosticadas com síndrome de compulsão a eletrônicos. Isso é preocupante porque nossas crianças serão a nossa próxima geração de professores, políticos, governantes, médicos e esportistas”.

Atletas para a Europa

Por meio da Brazil Soccer Academy (www.brazilsocceracademy.com) atletas podem seguir carreira na Europa, conta Luciano, que ressalta que no ano passado, quatro jogadores da academia foram enviados para Portugal, dois deles eram canadenses. Em agosto deste ano mais jogadores já estão registrados para uma temporada na Bélgica, Alemanha e Brasil. “A partir dos 13 anos já podem ir para a europa, mas para passarem uma temporada, os jogadores tem que ter algum familiar morando e tem que estudar lá também, porque são as regras exigidas pela FIFA. Depois do 16 anos podem ir sozinhos”, explica.

O atleta David Silva na seleção nacional de futsal pela US Youth Futsal.

Além de Portugal, Bélgica, Brasil, Alemanha, a academia prepara atletas para competições internas nos Estados Unidos. Neste ano, a BSA levará atletas do programa de Futsal para a Bélgica, Alemanha e Brasil, e conta com a possibilidade de enviar atletas também para participarem dos tryouts da US Youth Futsal. “Esses podem chegar até a seleção nacional dessa organização e participar de jogos internacionais. No ano passado, colocamos dois atletas na seleção nacional do US YOUTH Futsal e na seleção de futebol de campo para representar o estado da Flórida, por meio do Programa de Desenvolvimento Olímpico”, conta Luciano, que está em vias de receber a licença da UEFA em Portugal, imprescindível para a carreira de treinador.

No Futsal e Futebol de campo, a Brazil Soccer trabalha baseada no modelo de treinamento europeu, tanto que Luciano sempre reserva um tempo de reciclagem na Europa a fim de se manter atualizado e adaptar o mesmo modelo para a academia, além de garantir constante adaptação do programa aos “guidelines”: da US Soccer Federation.

Com uma metodologia alinhada a equipe de treinadores bem focada, Luciano afirma que a BSA preza por um treinamento diferenciado, além de constante reciclagem por meio de cursos e aprendizagem em campo, principalmente quanto às regras observadas pelo juízes de futebol em campo durante competições e o respeito que é necessário para o bom trabalho.

“Isso acaba refletindo nos alunos, que percebem e aprendem também a respeitar colegas, técnico e principalmente o juiz, que é a autoridade máxima em campo”, salienta Luciano, que enfatiza que uma má conduta de um jogador em campo acaba prejudicando não somente o jogador, mas também o técnico, o clube, reflete em todos os envolvidos.

A BSA mantém abertas as inscrições para novos alunos, tanto para equipes de recreação como para competitivas, durante todo o ano e para todas as idades. Para matrícula e informações, ligue 9547091215 \ 7543666499 ou acesse www.braziliansocceracademy.com

O post Brazil Soccer Academy prepara atletas para atuação na Europa apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News