Gustavo Costa, de 39 anos, chegou aos Estados Unidos em 1997 e nunca mais saiu, apesar de seu visto de turista ter expirado seis meses depois. Ainda nesta semana, mais de 20 anos depois, ele se prepara para um possível retorno ao Brasil deportado pelas autoridades de imigração.

Sua esposa, Ana Paula Rodrigues Costa, de 37 anos, veio da mesma cidade natal, Belo Horizonte (MG), dois anos depois também com visto de turista. Ambos não se conheciam e acabaram formando família na Flórida.

Casados desde 2003, o casal tem dois filhos nascidos nos EUA, Isaque, de 12 anos, e Nathan, de 8 anos.

O pesadelo da família começou em janeiro, quando Gustavo foi pego em alta velocidade no condado de Osceola. O oficial de trânsito não conseguiu encontrar suas informações no sistema e, pouco depois, o brasileiro se viu sob a custódia do ICE no Broward County Transitional Center.

“Nós nos sentimos perdidos. Nós nos sentimos vazios. A casa está vazia. Estamos arrasados”, disse Ana Paula Rodrigues Costa ao canal CBS.

Itamaraty analisa diminuir burocracia para deportação de brasileiros dos EUA

Vivendo desde então “em um mundo de cabeça para baixo desde aquele dia em janeiro”, Ana Paula explica que é um dia que ninguém deseja que chegue e por que não se legalizaram durante todo esse tempo nos EUA.

Segundo ela, eles até tentaram, mas a tensão financeira seria demais, algo que ela diz lamentar não ter seguido em frente.
“Deveríamos ter passado por qualquer meio de aplicar até mesmo que não pudéssemos pagar”, disse ela.

Como sequer conhecem o Brasil, a vida na terra dos pais não é das melhores hipóteses para os filhos. “Não devemos nos mudar para o Brasil e devemos ficar aqui”, disse um deles.

Mas permanecer nos EUA, diz Costa, provavelmente não é uma opção, já que ela quer que a família esteja junto novamente. “Um dia nós estaremos juntos novamente”, disse ela. “Isso vai acontecer, eu sei. Um dia, estaremos juntos novamente.”

Suprema Corte para deportação de brasileiro e abre precedentes

O advogado que está cuidando do caso da família diz que eles podem pedir uma nova audiência, embora, neste momento, ela acredite que toda a família acabará voltando ao Brasil em breve.

As informações são do jornal CBS 12. O Gazeta News entrou em contato com Ana Paula, mas até o momento da publicação, não houve retorno.

Leia também Brasileiro informante do ICE ganha recurso contra processo de deportação

O post Brasileiro é colocado em processo de deportação depois de mais de 20 anos nos EUA apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News