Foto1 Andria Raposo Marte Brasileiro é acusado de traficar pessoas com jet ski
Agentes do Corpo de Bombeiro de Grand Island levaram a dominicana Andria Raposo Marte em segurança até a praia
Foto1 Wanderson dos Santos Freitas Brasileiro é acusado de traficar pessoas com jet ski
O jet-ski pilotado por Wanderson dos Santos Freitas, que transportava Ângelo Valentim Zuccolotto e Andria Raposo Marte ficou agarrado no gelo (detalhe)

Wanderson dos Santos Freitas é residente no Canadá pode ser condenado à pena mandatória mínima de 3 anos e  máxima de 10 anos de prisão nos EUA

Um brasileiro residente em Toronto, Canadá, é acusado de tentar traficar pessoas para os Estados Unidos por dinheiro ou interesses comerciais, informou a Procuradoria Pública Federal dos EUA. Caso seja considerado culpado, Wanderson dos Santos Freitas pode ser condenado à pena mandatória mínima de 3 anos, máxima de 10 anos de prisão e multa de US$ 250 mil, detalharam os promotores públicos. As informações são da Promotoria Pública do Distrito Oeste de Nova York.

Wanderson estava entre as 3 pessoas avistadas por um agente da Patrulha da Fronteira (BP) dos EUA a bordo de um jet-ski a cerca de 50 (15 metros) a 60 pés (18 metros) da praia no Beaver Island State Park em Grand Island. Segundo o escritório da Promotoria Pública, o brasileiro tentava empurrar o jet-ski para longe da praia quando os 3 perceberam a presença do patrulheiro. A embarcação ficou presa no gelo. Wanderson e outro brasileiro caminharam sobre o gelo até a praia.

Uma mulher, natural da República Dominicana, foi resgatada por agentes da Grand Island Fire Company. Todos os três indivíduos foram detidos.

Conforme os promotores públicos assistentes, Charles M. Kruly e Jonathan P. Cantil, ambos responsáveis pelo caso, na quarta-feira (13), às 9 horas da manhã, um patrulheiro avistou um jet-ski preto com 3 ocupantes, sendo 1 mulher e 2 homens. Quando eles perceberam a presença do agente da BP, o piloto do jet-ski, Wanderson, enterou na água e começou a empurrar a embarcação para longe da praia. Ele continuou a bordo na tentativa de ligar o motor da embarcação, mas o jet-ski começou a soltar fumaça do cano de descarga. Após poucos minutos, o brasileiro acenou para o agente e aparentemente o jet-ski estava preso no gelo. O Departamento de Operações Marinhas & Aéreas foi acionado e seus agentes compareceram ao local.

Instantes depois, Freitas desceu do jet-ski, abandonando os 2 passageiros, e caminhou sobre o gelo até a praia. Quando os agentes perguntaram sobre a nacionalidade dele, o brasileiro respondeu que era “residente permanente do Canadá”. Além disso, Wanderson acrescentou que não portava nenhuma documentação que o permitisse entrar legalmente nos EUA. Em decorrência disso, ele recebeu ordem de prisão.

O outro indivíduo, o também brasileiro Ângelo Valentim Zuccolotto, também caminhou sobre o gelo em direção à praia. A mulher, Andria Raposo Marte, natural da República Dominicana, permaneceu no jet-ski e pareceu paralisada de medo. Pouco antes das 10 horas da manhã, agentes do Corpo de Bombeiro de Grand Island chegaram com um bote inflável até Andria e a levaram em segurança até a praia. Ela e Ângelo foram detidos e estão sujeitos a processos administrativos.

Na quinta-feira (14), Wanderson compareceu perante o juiz federal, Jeremiah J. McCarthy, e foi detido enquanto aguardava outra audiência na segunda-feira (18).

Legendas:

Foto1:

Foto2:

Fonte: Brazilian Voice