DA REDAÇÃO – Aos 43 anos, a brasileira Neiva Nascimento interpreta a personagem Lady Bug, uma das protagonistas do espetáculo “Ovo”, do Cirque du Soleil, que está rodando diversas cidades do Brasil, e também já passou por Miami. As informações são do jornal O Globo.

Filha de uma trapezista e de um palhaço, Neiva superou dificuldades e preconceitos para alcançar o seu objetivo: ser protagonista do Cirque du Soleil. “Por ser de uma família de negros e de circo, aprendi a ser resistente, a acreditar em mim e a nunca abaixar a cabeça”, disse.

Aos 10 anos, a família foi morar no Rio, e Neiva entrou na Escola Nacional de Circo, local em que a família passou a residir. Neiva conciliava atividades como trapézio, contorcionismo e malabarismo com o colégio tradicional.

“Meus pais faziam parte do tradicional Circo Garcia e comecei a treinar contorcionismo aos cinco anos. Curti muito a infância no circo, era mágico, vivia um mundo separado das pessoas “comuns” conta a artista, que viajou o Brasil de Norte a Sul acompanhando os pais em circos como o Tihany.

“Treinava cerca de cinco horas por dia e me tornei contorcionista. Tenho amigos que nasceram dentro do circo e que optaram por viver uma outra vida. Eu sempre amei a rotina circense”.

Na década de 1990, ela assistiu, pela primeira vez, a uma apresentação do Cirque du Soleil por meio de uma fita VHS e ficou encantada com o teatro, a dança e a maquiagem. Eu pensei: “Quero trabalhar lá”.

Mas o caminho não foi fácil: na primeira audição do Cique du Soleil na cidade, ela travou por medo e acabou não indo; na segunda, compareceu, mas não foi chamada. Depois precisou encerrar a carreira como contorcionista e viu o ponteiro da balança subir.

E foi justamente o seu corpo — Neiva pesa 121 kg e mede 1,75m — que abriu as portas do Cirque du Soleil. “Dez anos depois de eu ter assistido, pela primeira vez, a uma apresentação do Cirque du Soleil, eu passei na audição. A Deborah Colker, diretora do espetáculo, me elogiou e disse: “Nossa, você é muito bonita, a joaninha perfeita. Só tem um detalhe: não emagrece!”.

Neiva interpreta Lady Bug desde 2014 e já viajou com a companhia para países como Rússia, Japão, Estados Unidos e Bélgica. “Ela, assim como eu, abraça a diversidade e não tem medo de se aproximar do diferente. A mensagem do espetáculo “Ovo” é essa: pode existir amor nas diferenças.

Fonte: AcheiUSA