A carioca Marcelly Alexandre sempre sonhou em conquistar o mundo através do seu carisma e desde pequena sabia que teria que ultrapassar diversas barreiras para atingir seus objetivos. Trabalhando como feirante em um bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, a beldade foi vista por um olheiro que mostrou que a moda poderia dar a ela novos horizontes e oportunidades.

Em 2019 Marcelly se mudou para Portugal buscando oportunidades no mundo da moda e desde então, a brasileira vem ganhando cada vez mais espaço e brilhando no meio artístico na Europa.

Em entrevista exclusiva ao ‘Fama Ao Minuto’, Marcelly falou sobre os desafios da carreira e o sucesso após protagonizar o novo videoclipe do DJ Alok, ‘Mami Mami’, em parceria com a produtora Onedot, gravado em Almada em Portugal.

Como mulher preta, brasileira, você teve muitas dificuldades para conseguir espaço no mundo da moda e meio artístico na Europa?

“Passei por muitas dificuldades sim, não por ser  brasileira – apesar de saber que existe xenofobia-, o preconceito racial é muito forte. Eu já fui em trabalhos que me falaram: ‘você é uma negra refinada’. Já perdi oportunidades por cuidar da minha imagem e pessoas no mundo da moda dizer que eu era muito bonita e não poderia ser associada a ‘escravidão’ e ‘pobreza’. Pensei: ‘o povo preto pode ter a imagem que quiser e pode ser elite, não vou deixar dizerem o contrário’. Para mim o maior desafio é defender que eu posso ser quem eu quiser no mundo da moda, seja o meu cabelo, corpo e classe social. Sou quem eu quiser ser!”

Como você avalia o cenário da moda vivendo em Portugal, já que há outras capitais na Europa reconhecidas pela moda?

“Eu super acredito na moda em Portugal, principalmente pela semelhança da cultura com a do Brasil. Já fiz trabalhos em outros países, mas acredito que a moda representa a característica local e me identifico o Portugal. Existe uma admiração dos portugueses com a cultura brasileira, talvez até pelo clima ser parecido, a junção de diferença entre tamanhos e a arte da comunicação e junções de várias culturas europeias.”

Você é a nova estrela do novo videolipe do Alok, como foi a experiência?

“Uau! Calma! É uma oportunidade enorme poder ser modelo, atriz e protagonista de um vídeo do maior Dj não só brasileiro, mas também internacional. Eu já seguia o Alok nas redes sociais e para mim é completamente inovador e autêntico sua maneira de expressar sua identidade, e fazer diferença demonstrando seu cuidado pelos povos indígenas e elevar os 4 elementos do planeta terra. Me sinto realizada e a nova super ‘Model Mami’.”

Você pensa em seguir carreira no meio artístico, usando o espaço que a moda te deu?

“Sim, eu amo o poder que a moda tem não só no modo de se vestir, mas por representar cada pessoa. Para mim a verdadeira moda é conseguir vestir a criação de um designer e influenciar as pessoas a se sentirem felizes, através da maneira de se vestir. Tenho projetos que já estão em andamentos em vários seguimentos, como internet e televisão.”

Qual dica você daria para uma modelo que sonha em construir uma carreira na moda?

“Estude muito e foque completamente em você. As vezes a vida é injusta e você irá concorrer com pessoas que estão muito a frente e que não querem saber se você tem dificuldades pra conseguir chegar em lugares. Há sempre os que vão conseguir trabalhos por que é filho de alguém, conhecido dos ‘chefões’, de família importante, mas siga em frente, conquistando seu espaço. Esteja sempre pronto e não desista, porque você nunca sabe quando a oportunidade irá aparecer. Esteja sempre ponto e invista em pessoas, ninguém consegue nada sozinho.”