Foto24 Rosiane Santos Brasileira acusada de atacar homem com boné MAGA é entregue ao ICE
Na terça-feira (26), Rosiane Santos, moradora em East Falmouth (MA), foi detida por agentes do Departamento de Imigração (ICE)

Rosiane Santos foi acusada de agredir física e verbalmente Bryton Turner quando ele jantava num restaurante mexicano em Falmouth (MA)

A brasileira acusada de confrontar um americano que usava um boné com a frase “Make América Great Again” (Fazer a América grande novamente, em tradução livre) está sob a custódia do Departamento de Imigração (ICE). O incidente ocorreu na sexta-feira (15), às 8 horas da noite, no interior de um restaurante mexicano na cidade de Falmouth (MA).

As autoridades locais informaram que Rosiane Santos, de 41 anos, moradora em East Falmouth (MA), caminhou em direção a Bryton Turner enquanto ele jantava no Casa Vallarta e tirou o boné da cabeça dele. Posteriormente, ela o confrontou verbalmente. Turner gravou um vídeo do confronto.

O Departamento de Polícia de Falmouth acusou Santos de provocar desordem em público e ela alegou inocência. Na terça-feira (26), agentes do ICE a detiveram.

“Agentes de deportação do Grupo de Operações de Fugitivos do ICE prenderam Rosiane Santos, uma cidadã do Brasil presente ilegalmente, hoje, nas proximidades de Falmouth, Massachusetts”, disse o porta-voz do ICE, John Mohan. “Atualmente, Santos enfrenta a acusação local de agressão, entre outras. Ela está sob a custódia do ICE e foi posta em processo de deportação perante um tribunal federal de imigração”.

Turner alegou que tentava somente comer uma boa refeição quando Rosiane agarrou o chapéu dele de apoio ao Presidente Donald Trump. No vídeo, a brasileira pode ser vista caminhando em direção a ele e tirando o boné da cabeça dele.

Documentos apresentados no tribunal detalharam que, quando os policiais perguntaram à brasileira por que ela tinha feito aquilo, Rosiane respondeu que foi porque Turner apoia o Presidente Donald Trump e, supostamente, o xingou.

“Esse é o problema na América nesses dias. As pessoas são simplesmente ignorantes. Elas querem agredir pessoas que são educadas”, disse Turner no vídeo.

Os agentes de polícia relataram que quando Santos foi detida os olhos dela estavam “vermelhos e lacrimejantes”. Quando era retirada do bar, ela teria golpeado a cabeça de Turner. Na delegacia, a brasileira teria se recusado a sair da viatura dizendo a um agente: “O que você vai fazer se eu não sair?”

O chefe do Departamento de Polícia de Falmouth relatou que o incidente é mais um exemplo de raiva política que as autoridades tem vistos nos últimos dias.

“Trata-se somente de um chapéu no final das contas”, disse Turner ao canal de TV local WBZ sobre o incidente. “Eu simplesmente não entendo porque as pessoas não podem simplesmente expressar-se mais, todos têm que ficar furiosos”.

Fonte: Brazilian Voice