O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deverá se encontrar com o presidente Donald Trump na Casa Branca entre dos dias 17 e 19 de março. A informação foi confirmada pelo Itamaraty.

A reunião será na Casa Branca e Bolsonaro ficará hospedado na Blair House – casa oferecida aos hóspedes mais ilustres do governo do EUA. O encontro com Trump na Casa Branca será a primeira visita bilateral do presidente brasileiro desde a posse e tem a ver com a afinidade buscada com o governo americano ressaltada desde a campanha por Bolsonaro.

De acordo com o Itamaraty, dentre os pontos em comum a serem discutidos estão a consagração dos valores comuns, o anúncio de medidas concretas – como a permissão de uso, por estrangeiros, da base de lançamentos de foguetes de Alcântara, no Maranhão – e a indicação de um caminho a ser perseguido na relação Brasil-EUA, especialmente nas áreas econômica e comercial.

Em visita aos EUA em fevereiro, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, se reuniu com o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, em Washington, já preparando a vinda de Bolsonaro.

Segundo o brasileiro, foram conversadas as “visões de mundo dos dois países” e da expectativa de que Brasil e EUA possam fazer muita coisa em conjunto, como no caso da Venezuela.”

“É uma visão estratégica de como nós precisamos estar mais juntos em muitas coisas, tanto na parte econômica quanto em segurança e defesa”, afirmou.

Ainda segundo Araújo, os dois países têm visto a situação da Venezuela de maneira muito semelhante e com “apoio total ao processo de transição democrática” presidido por Guaidó.

“Coincidimos na necessidade de continuar trabalhando, no nosso caso tanto individualmente quanto através do Grupo de Lima, mas sobretudo esse compromisso muito grande com a redemocratização da Venezuela é uma coisa dos dois países”, afirmou o chanceler.”

Tanto o atual governo brasileiro quanto o americano apoiam a ideia de tirar Nicolás Maduro do poder e criticam fortemente os governos de Cuba e da Nicarágua e também compartilham posições “duras” sobre as mudanças climáticas e o papel da China.

“Araújo afirmou que, nos encontros, pretende falar sobre a visão do “novo Brasil, do governo Bolsonaro”. “Nossa visão de mundo, nossos projetos, tanto da economia, de abertura e mais comércio, quanto na previsão de promoção da liberdade, da democracia, nossa visão para OMC, para temas de sustentabilidade, agricultura sustentável por exemplo”.

Além dos EUA, Bolsonaro deve fazer visitas também ao Chile e Israel ainda em março. Com informações do Estadão.

O post Trump vai receber Bolsonaro na Casa Branca ainda este mês apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News