TRE reprova prestação de contas do youtuber eleito Luís Miranda

O youtuber Luís Miranda, que morava em Miami e é conhecido da comunidade brasileira nos Estados Unidos e que se elegeu deputado federal pelo Democratas (DEM) nas últimas eleições, teve a prestação de contas da campanha rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE).

Ao Tribunal Superior Eleitoral, Miranda declarou um patrimônio de $7 milhões de dólares e por isso, afirmou, na época, que pretende abrir mão do salário de deputado porque não é pelo dinheiro que pretende entrar na política, mas pelo bem real do povo.

No entanto, as contas não passaram com aprovação pelo TRE e agora a equipe do deputado eleito vai entrar com recurso. Nesta sexta-feira, 14, Miranda explicou que está com pneumonia e que confiou em uma empresa terceirizada para fazer todo a prestação de contas. “Vim há 3 meses fazer a campanha com princípio de pneumonia, mas não podia parar, ganhamos as eleições, porém não podia parar por causa dos ataques com Fake News, doente, não pude cuidar das minhas contas, contratei uma empresa especializada e disseram que estava tudo 100% e mais uma vez parar me trouxe prejuízos”, escreveuem sua página oficial no Facebook.

As informações divulgadas primeiramente pelo G1, dizem que, com base no voto do relator, Waldir Leôncio, o ex-youtuber cometeu as seguintes irregularidades:

  • comprovação irregular dos gastos;
  • não apresentação dos comprovantes das despesas efetuadas;
  • saques de R$ 95.731,23 que não se destinaram à composição do fundo de caixa, mas para o pagamento de diferentes despesas. A norma determina que os pagamentos devam ser feitos individualmente, por meio de cheque nominal ou transferência bancária.

No recurso, a defesa do deputado eleito pelo Distrito Federal afirmou que o próprio relator disse que “são visíveis os erros por falta de experiência, mas não há nenhum ato ilícito.”

A defesa de Luis Miranda afirmou que ele vai recorrer da decisão. “Não houve má-fé e todos os pagamentos foram identificados”, diz o advogado do empresário que ficou famoso por morar em Miami antes de tentar ser eleito.

A decisão do TRE, de reprovar as contas, foi por unanimidade. Mas Luís Miranda poderá ser diplomado na próxima terça-feira, 18, uma vez que cabe recurso.

Polêmico

O youtuber brasiliense ficou conhecido principalmente por abordar a diferença de vida nos Estados Unidos e Brasil e agora, depois de quatro anos morando fora, mostrou-se disposto a entrar para a vida política em Brasília.

Sempre polêmico com as comparações de estilo de vida entre Estados Unidos e Brasil, Luís Miranda usou desse argumento durante o horário eleitoral gratuito e sempre posava ao lado de uma bandeira americana. Nas promessas de campanha ele disse que levaria as propostas do presidente Donald Trump para o Brasil.

Leia a entrevista exclusiva dada ao Gazeta News durante sua campanha:

Luis Miranda, Youtuber brasileiro, entra na disputa por vaga em Brasília

Baixe nosso app:

Comments

Fonte: Gazeta News