Resultado preliminar do edital de telecentros para o Pnaid é divulgado

Resultado preliminar do edital para escolha de telecentros do Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (Pnaid) foi divulgado, nesta quarta-feira (13), no Diário Oficial da União. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) selecionou 790 unidades em todo o País, que serão responsáveis por indicar os jovens que participarão do curso fornecido pela iniciativa.
Os telecentros que participaram do edital têm até 20 de setembro para apresentar recursos. O próximo passo do Departamento de Inclusão Digital é abrir o período de inscrição de candidatos pelos telecentros. Em seguida, serão lançados os editais para escolha dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) responsáveis por organizar o conteúdo e ministrar o programa de formação a distância.
A expectativa é de que os jovens iniciem a capacitação em 2018. Durante 10 meses, o jovem selecionado receberá uma bolsa e, paralelamente aos estudos, atuará como monitor no telecentro, ajudando os usuários da comunidade. Ao final do programa, ele deve desenvolver um projeto voltado à população, com foco na melhoria dos serviços prestados pelo telecentro ou no estímulo ao uso dos serviços de governo eletrônico.
Inicialmente, o edital previa 1 mil vagas, distribuídas pelas cinco regiões do Brasil. Porém, em algumas áreas, a procura foi inferior ao número de vagas, o que causou o remanejamento de vagas para outras regiões. Foi dada prioridade aos telecentros localizados em áreas remotas ou em comunidades apresentando situação de vulnerabilidade social. A coordenação tira dúvidas sobre o programa pelo e-mail cofor@mctic.gov.br.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)