O Uxua Casa Hotel & Spa, em Trancoso, foi eleito o melhor resort do mundo pela revista britânica Condé Nast Traveller. Com uma nota de 99.99, a hospedagem no litoral sul da Bahia aparece pela primeira vez no topo do ranking mundial e pelo terceiro ano consecutivo no topo do ranking da América do Sul. Além de liderar as duas listas, ela é também a única propriedade brasileira.

A votação foi realizada entre janeiro e junho deste ano e teve a participação de mais de 800 mil leitores e também elegeu os melhores hotéis, spas, países, cidades, ilhas, companhias aéreas, trens e armadoras de cruzeiro do mundo (confira aqui todas as listas de 2021).

Sobre o Uxua

Cinco casas históricas no Quadrado de Trancoso foram restauradas pelo designer holandês Wilbert Das em 2009 para dar origem ao Uxua, que na língua dos índios Pataxó significa “maravilhoso”. O resultado foi um hotel de design único, que incorpora métodos de construções tradicionais, materiais recuperados e o trabalho de artesãos locais em meio a 9 mil m² de jardins tropicais.

As casas rústicas, que hoje se somam a outros nove chalés, ficam em torno de uma piscina forrada de quartzo aventurina verde, mineral natural da Bahia famoso por suas propriedades terapêuticas. Ali perto, um caminho ladeado por manguezais leva à praia de areia fina, onde são montadas espreguiçadeiras. Um bar pé na areia feito à partir de antigos barcos de pesca fica responsável pelo preparo das caipirinhas, enquanto o restaurante do hotel é especializado em comida típica baiana.

A lista de atividades do Uxua inclui aula de forró, samba ou capoeira. Mas a grande estrela é o spa de inspiração tribal, que mistura ciência nutricional, medicina popular e antigas práticas de cura dos índios Pataxó. Todos os produtos utilizados nos tratamentos são 100% naturais e fabricados artesanalmente com ingredientes nativos, como óleo de coco, castanha-do-Pará, cacau, pitanga e outras frutas.

Continua após a publicidade

Dentro das acomodações espaçosas, que não saem por menos de R$ 2.110 a noite, a madeira recuperada dos móveis contrasta com o branco das paredes e dos dosséis que envolvem a cama. Antiguidades posicionadas aqui e ali completam a decoração.

Leia tudo sobre Bahia

Reserve sua estadia no Uxua Casa Hotel & Spa

  • Resolva sua viagem aqui

    Continua após a publicidade

    Fonte: Viagem e Turismo