Postos de saúde abrem neste sábado (16) para atualizar vacinas de crianças e adolescentes

O Dia D de vacinação infantil está marcado para este sábado (16). A campanha Nacional de Multivacinação pretende atualizar a caderneta de vacinas de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Para atender a população e colocar as doses em dia, 36 mil postos de saúde estarão abertos em todo o País. Serão oferecidas doses de 19 vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, como hepatites A e B, poliomielite, meningocócica e tríplice viral.
A estimativa do Ministério da Saúde é de que 53% do público-alvo está com a vacinação atrasada. Além do envio de 143,9 milhões de doses de vacina de rotina, o Ministério da Saúde ainda distribuiu 14,8 milhões de doses extras de 15 vacinas para a campanha.
Documentação
As vacinas serão aplicadas para quem apresentar o Cartão de Vacinação. Só assim os profissionais podem verificar se a dose já foi ou não ministrada e registrar as novas aplicações.
Atendimentos
Os postos devem abrir a partir das 8h e os atendimentos vão até às 17h. A campanha vai até o próximo dia 22. O SUS oferece todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o investimento de R$ 3,9 bilhões por ano.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde