• O ingresso dos venezuelanos ocorre mesmo com a fronteira fechada por Nicolas Maduro em fevereiro

VenezuelaAumentou o número de venezuelanos fugindo para o Brasil em meio a manifestações e confrontos em Caracas, capital do país. Só na terça-feira, 30, 848 imigrantes passaram pelo posto de triagem na cidade fronteiriça de Pacaraima. O movimento foi considerado “atípico” se comparado a média diária de 450, segundo a operação Acolhida, que controla o fluxo migratório.

O ingresso dos venezuelanos ocorre mesmo com a fronteira fechada por Nicolas Maduro desde 21 fevereiro. Desde então os venezuelanos atravessam por rotas clandestinas no entorno da rodovia BR-174, onde há um bloqueio de militares venezuelanos.

A travessia ao Brasil é em muitos casos feita a pé, uma caminhada que pode levar horas. Na terça, o Exército fechou a passagem de carros por uma das principais rotas, mas ainda é possível cruzar em veículos por um outro caminho.

Os últimos dias na Venezuela foram marcados por confrontos após o presidente autoproclamado, Juan Guaidó, anunciar apoio de militares e convocar manifestação contra o regime chavista. Mais de 70 pessoas ficaram feridas nos atos. Na quarta-feira, 1º, a posição convocou novamente as pessoas para irem às ruas, com o líder do Parlamento, Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino do país, convocando uma greve na administração pública a partir de quinta-feira, 2. Com informações do G1.

O post Novos protestos e confrontos aumentam fluxo de venezuelanos para o Brasil apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News