Veículos locais registraram o sucesso da participação com referências ao Ministério do Turismo e Embratur

O Brasil participou da maior feira de turismo do mundo em Berlim, na Alemanha, de 6 a 10 de março, com 33 representantes de destinos brasileiros, meios de hospedagens, agências de viagem e operadoras de turismo. Durante os cinco dias, foram realizadas várias reuniões com companhias aéreas, operadoras de turismo, empresas de tecnologia e organizações internacionais como a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a OMT (Organização Mundial do Turismo). Além disso, a ITB Berlin foi mais uma vez uma etapa importante para a divulgação e promoção da cultura brasileira, gastronomia e beleza natural.

A participação do Brasil na ITB Berlin 2019 foi assunto de importantes veículos alemães. Além de registrar o atesto do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, sobre a importância da presença brasileira no evento, a agência Latinapress divulgou as expectativas da Embratur.  

“Mais do que apenas um dos maiores eventos de turismo do mundo, o ITB é uma ótima plataforma para fazer negócios, construir relacionamentos e compartilhar experiências que podem aumentar rapidamente a curva de aprendizado de todos os países participantes. Estar presente é de fundamental importância para posicionar bem o Brasil no mapa mundial de destinos turísticos “, diz o ministro do Turismo. De acordo com a presidente da Embratur, Teté Bezerra, “na ITB 2019, conseguimos atingir todos os objetivos que nos propusemos”. “Tivemos uma ótima equipe, trabalhamos bem com o Ministério [do Turismo], com os operadores te destinos que estavam expondo, fizemos bons negócios e deixamos claro que entendemos do assunto”, destaca a nota.

A matéria destaca, ainda, que durante a feira, a Embratur confirmou a realização de uma conferência em conjunto com a OMT, no Rio de Janeiro, nos dias 2 e 3 de dezembro. Além disso, foi anunciado que o Brasil sediará novamente a AdventureNEXT Latin America, uma das mais importantes conferências de ecoturismo do mundo.

O Instituto também promoveu um encontro com a UNESCO, registrado pelo portal alemão TRENDKRAFT, para avaliar um projeto de gerenciamento e divulgação internacional com profissionais especializados no desenvolvimento de trabalhos relacionados aos patrimônios culturais e naturais. Faz parte também das metas prioritárias dos primeiros 100 dias do governo federal a promoção e a gestão compartilhada destes atrativos brasileiros. O assunto também foi abordado pelo site Inar.de. Já o canal do YouTube do veículo Brasilien Entdecken Magazin divulgou uma entrevista com a presidente da Embratur, que destaca a importância do mercado alemão para o turismo brasileiro.

De acordo com a coordenadora de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, Milena Pedrosa, as ações na feira promovidas pelo Ministério do Turismo, por meio da interlocução e representação da Embratur, “marcaram importantes conquistas do turismo brasileiro, que está vivendo um novo momento no País e que está sendo visto como um vetor de crescimento econômico e social de toda a nação”. “A repercussão na imprensa alemã atesta e reflete os esforços do Brasil em promover verdadeiras mudanças no setor”, destacou.  

Para o ministro do Turismo, “eventos como a ITB Berlin são fundamentais para que possamos trabalhar a imagem do novo Brasil, mostrando todas as oportunidades de investimentos e também os inúmeros destinos e atrativos dentro do nosso país. Queremos atrair cada vez mais visitantes e uma das formas de atingir esse objetivo é apresenta-lo em espaços como aquele [a feira]”, destacou Marcelo Álvaro Antônio.

 

 

Fonte: Embratur