Evento foi realizado na véspera da abertura oficial da 39ª Fitur, Feira Internacional de Turismo de Madrid, abrindo o calendário internacional de eventos do setor

A Organização Mundial do Turismo (OMT) lançou hoje (22), em Madrid, capital da Espanha, o Centro Global de Inovação Turística – mecanismo criado para identificar e dar visibilidade às empresas que estão liderando a transformação do setor turístico em todo o mundo na era digital. O evento será concluído amanhã com a entrega de placas a 10 startups, entre cerca de três mil inscritos de 132 países, escolhidos por projetarem práticas inovadoras de promoção do turismo. A cerimônia marcou a véspera da abertura da 39ª Fitur, Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das maiores do mundo, e que se estenderá até o próximo dia 27.

“As empresas que promovam o turismo sustentável, responsável e inclusivo em uma era digital, sairão à frente nesse processo liderado pela OMT”, avaliou a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, ao participar das solenidades desta terça-feira ao lado do embaixador do Brasil na Espanha, Pompeo Andreucci Neto. Para ela, muitas empresas brasileiras já entenderam esse novo momento do turismo mundial. Das três mil startups participantes, 72 são brasileiras. O Brasil não está entre os 10 finalistas, mas a movimentação do setor brasileiro, pelo próprio número de inscrições, é motivo de otimismo.

“No Brasil, felizmente, temos muitas ações nesse caminho”, disse Teté, lembrando iniciativas como o prêmio Braztoa, que premia segmentos do setor turístico que investem em práticas inovadoras e sustentáveis. A meta é transformar essas novas práticas em ferramentas digitais. Em 2019, serão abertas novas inscrições para que empresas concorram com projetos e a Embratur, junto com a Globalia – empresa espanhola especializada em turismo latino-americano e parceira da OMT no empreendimento – vai promover ações para que mais iniciativas de startups nacionais sejam incentivadas.

Segundo o embaixador Pompeo Andreucci Neto, as novas práticas de desenvolvimento econômico serão cada vez mais reconhecidas e prestigiadas. Em um mundo globalizado, diz ele, “a diferença estará em quem conseguir se conectar com esse novo mundo, oferecendo bons produtos, com boas iniciativas”.

O “Hub de Inovação do Turismo”, de acordo com o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, marca um passo adiante às ações da própria instituição, hoje voltadas à geração de conhecimento sobre mercado, promoção de políticas, incentivo à educação e formação, bem como oferta de capacitações e assistência técnica. A Organização também contribui para disseminar uma espécie de código de ética mundial para o turismo.

Para o assessor técnico da Diretoria de Inteligência e Mercadológica do Turismo da Embratur, Alisson Andrade, que também acompanha a agenda em Madrid, o programa lançado pela OMT “unifica ‘hubs´, dá força aos empreendedores, além de maior visibilidade e, por extensão, mais possibilidades de financiamentos”. Ou seja, é o turismo financiando e multiplicando ações positivas do próprio setor, segundo a OMT.

Como parte da programação de véspera da Fitur, o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, e a ministra de Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Marato, bem como o próprio secretário-geral da OMT, Zurab Polololikashvili, recepcionaram, no Museu do Prado, autoridades de mais de 150 países. Teté Bezerra e o embaixador Pompeo Neto representaram o Brasil no evento.

Com sede em Madrid, a OMT é uma agência oficial da ONU (Organização das Nações Unidas) composta por 158 países, seis membros associados e mais de 400 membros afiliados que representam o setor privado, instituições educacionais, associações e autoridades locais de turismo.

Em razão da importância da entidade, no ano passado, o Ministério do Turismo e a Embratur realizaram um seminário, em Brasília, para mostrar a representantes de dezenas de faculdades de turismo no Brasil a possibilidade de agregarem seus cursos a uma marca como a da OMT. A chancela da Organização depende de uma série de exigências e garante à instituição filiada um “plus” na garantia da qualidade dos seus cursos. Além da consultoria técnica e da chancela em cursos, a OMT tem liderado em todo o mundo a necessidade de o setor turístico entrar de vez na era digital, estimulando ações como a do centro global de inovação tecnológica.

 

Fonte: Embratur