Membros do trade turístico brasileiro se encontram para debater o tema na 3ª Reunião Extraordinária do CNT

O trade brasileiro se reuniu nesta quarta-feira (4) para debater os impactos do vírus COVID-19 na cadeia do Turismo. A Embratur deverá repassar as orientações do Ministério da Saúde ao turista estrangeiro que deseja visitar o Brasil. O assunto foi discutido durante a 3ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Turismo – CNT.

Ao lado do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o diretor-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, reforçou a importância de os órgãos brasileiros, juntos às entidades integrantes do Conselho, “apresentarem dados relevantes, verdadeiros e precisos sobre a real situação no Brasil”. Para ele, ao que tudo indica, “o país deverá sofrer o menor impacto possível”.

O secretário Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, explicou que não há necessidade de cancelamento de viagens ou realização de eventos no Brasil.

“O que precisamos fazer é estar atentos às orientações básicas de prevenção, como higienização correta; procurarmos promover eventos em locais abertos, com a presença de um profissional da área de saúde que oriente o público do evento, e, se apresenta sintoma, recomendamos que evite participar ou use máscara. O Ministério da Saúde não recomenda suspensão e/ou redução de eventos e viagens”, afirmou o representante do MS.

Gabbardo também explicou que, à medida que o vírus se espalha pelo mundo, será mudado o critério para dizer se o paciente é um caso suspeito de coronavírus.

O ministro Marcelo Álvaro, juntos aos secretários da pasta Daniel Nepomuceno, Higino Vieira, Hercy Ayres, Bob Santos e William França, destacou as ações do MTur na divulgação de dados sobre o coronavírus e a seu impacto no turismo brasileiro. O Ministério do Turismo integra o Centro de Operações de Emergências (COEs) que tem acompanhado diuturnamente a evolução da situação no Brasil e no mundo.

“Assim como aconteceu no vazamento de óleo no litoral brasileiro em 2019, o MTur está adotando medidas para orientar e acalmar o setor turístico, assim como auxiliar a população sobre procedimentos importantes para viajar”, disse o ministro.

Entre as ações pontuadas pelo Ministério do Turismo, estão a criação do aplicativo Coronavirus SUS, que tem informações sobre a patologia e suas recomendações de prevenção, e a elaboração de uma cartilha digital, em parceria com o Ministério da Saúde, para divulgar informações sobre o coronavírus voltadas para o Turismo.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, apresentou dados atualizados do setor e informou que, até o momento, apenas um voo internacional foi cancelado para o Brasil. “Até a data necessária, que são de 45 dias, um voo Milão-São Paulo está suspenso. A ABEAR tem trabalhado com linhas de prevenção e orientação para que o turismo no país não se comprometa”, destacou.

Os participantes da reunião, os integrantes do Conselho Nacional de Turismo, abordaram as situações e apresentaram dados da questão conforme suas pastas têm trabalhado.

Fonte: Embratur