Transformação da Embratur em agência é um dos temas abordados em seminário promovido por entidade da cadeia produtiva do setor na Câmara dos Deputados

A transformação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em uma agência de promoção turística, com orçamento mais robusto e atuação mais flexível, voltou a ganhar força na Câmara dos Deputados. O projeto foi um dos pleitos do setor abordados, nesta terça-feira (23), durante o 11º Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureau (C&VBx), realizado no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O presidente da Embratur, Leônidas Oliveira, uma das autoridades presentes ao evento, defendeu a mudança no modelo de gestão da autarquia para dar mais musculatura ao orçamento de promoção e buscar o reposicionamento do Brasil no mercado de viagens internacionais.

“A transformação da autarquia em agência será fundamental para maior capilaridade dos produtos e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Assim, poderemos fomentar de forma clara, objetiva e segmentada a promoção do Brasil e de seu potencial no exterior”, pondera.

O presidente da Embratur destacou também as conquistas do setor nos primeiros cem dias de Governo, como o decreto assinado este mês pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que criou a Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural, assim como a isenção dos vistos para turistas de quatro mercados estratégicos – Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália – que resultou no aumento no número de reservas efetuadas por turistas dos quatro países para o Brasil.

Durante abertura do congresso, foi consenso entres os parlamentares e lideranças do setor presentes a necessidade da transformação da Embratur em agência para o aumento nos investimentos em promoção internacional do país.

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, representou o ministro Marcelo Álvaro Antônio no evento, e afirmou ser imprescindível a mudança no modelo de gestão da Embratur para uma política mais agressiva de promoção internacional, com a possibilidade de parcerias com iniciativa privada e atração de investimentos. O secretário destacou também as ações de desburocratização e melhoria do ambiente de negócios no Brasil, além de ações para o aumento da conectividade aérea.

O deputadofederal Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, espera que a transformação aconteça rapidamente. “A criação da agência será o próximo passo para o incremento da promoção do turismo brasileiro no exterior. O Brasil tem potencial para receber mais turistas internacionais e as mudanças estão em andamento. Existe vontade política para desenvolver o turismo”, afirmou.

O presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau, Marcio Santiago, destacou que o turismo brasileiro passa por momento positivo com mudanças e conquistas recentes, como a isenção dos vistos, a atualização da Lei Geral do Turismo e a abertura do capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais. Para ele, “a aproximação do Poder Público e a iniciativa privada e a maior abertura do país para investimentos internacionais são importantes para crescimento do turismo no Brasil”.

Participaram também da abertura do Congresso a secretária de Turismo do Distrito Federal, Wanessa Mendonça, o presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) Alexandre Sampaio e o deputado federal Marx Beltrão, ex-ministro do turismo.

Entre os temas pontuais discutidos nos painéis do 11ºCongresso Brasileiro do C&VB destacam-se o impacto da isenção do visto de entrada no Brasil na economia nacional; a legalização dos cassinos e o Programa Patrimônio + Turismo como estratégia para o Turismo Cultural.

Fonte: Embratur