Secretários de estado e o governador do DF prestigiaram a feira e estiveram no estande da Embratur durante o evento em Lisboa

O turismo começou 2019 em ritmo forte e o mês de março marca a participação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em três grandes feiras de turismo: a Anato, em Bogotá, na Colômbia; a ITB, em Berlim, na Alemanha, e a Bolsa de Turismo de Lisboa, em Portugal. Nesta última, que acontece até o próximo domingo, a Embratur recebeu mais de 10 secretários de estado e municipais do setor, de todas as regiões do País, além do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para promover e comercializar o turismo brasileiro para o mercado europeu, em especial o português.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a participação do Brasil na edição de 2019 da BTL “valoriza a conexão entre os dois países-irmãos, já que Portugal é o principal hub aéreo da Europa para o Brasil. Com as medidas já ativadas para ampliar a conectividade aérea brasileira, tenho certeza que podemos capitalizar melhor as nossas afinidades históricas e culturais e transformá-las em oportunidades para aumentar a atração de portugueses para o Brasil. Hoje, eles representam somente 2,2% dos visitantes estrangeiros em destinos nacionais, um número muito aquém de onde podemos chegar”, declara o ministro.

A Embratur, que é uma autarquia do Ministério do Turismo, e trabalha em conjunto com a pasta, promove o turismo do Brasil e objetiva ampliar a chegada de estrangeiros ao País. Em 2017, foram cerca de 6,7 milhões de visitantes internacionais, e, portanto, este contato com o trade e profissionais de todo o mundo, a fim de que conheçam ainda mais os destinos brasileiros, é muito importante.

“A grande presença dos secretários, municipais e estaduais, e também a vinda do governador do Distrito Federal, reforçam a importância que o turismo vem tomando na agenda política e econômica brasileira”, comenta a presidente da Embratur, Teté Bezerra. Para ela, este alinhamento com os órgãos regionais do setor é fundamental para ampliar a chegada de turistas estrangeiros. “O Brasil é um país continental, por isso, ações conjuntas e conversas integradas, com as que tivemos em Lisboa e também em Berlim, fazem surgir novas propostas para alavancar o turismo no nosso País”, complementa.

Nesta edição, são 23 coexpositores no estande brasileiro, sendo 12 destinos e 11 representantes do setor privado, entre operadores, companhias aéreas e meios de hospedagem.

Quem também prestigiou a BTL foi o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. “É uma felicidade estar aqui no estande da Embratur, vendo a bela iniciativa do Brasil se colocando como destino turístico de todos os europeus”, celebrou Ibaneis.

Para o diretor de Gestão Interna da Embratur, Leônidas Oliveira, “é um momento importantíssimo para troca de experiências, conhecimento do mercado europeu, em um país com tantas ligações históricas com o Brasil”. “O encontro com vários setores é fundamental nestas feiras, porque traz muitas informações e marca a presença do País neste que é um mercado prioritário”, reforça o diretor.

Nesta edição, além do encontro com os secretários de Turismo, a Embratur participou do lançamento do stopover da companhia aérea TAP para destinos brasileiros. Com a iniciativa, turistas do mundo todo que voarem para Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro poderão permanecer de 2 a 5 dias a mais, sem custo adicionais.

Na oportunidade, o governador Ibaneis Rocha ainda comentou sobre a novidade no País, afirmando que, “iniciativas como esta vão fazer do Brasil um destino cada vez melhor, cada vez mais conhecido, e não só as praias, que são muito belas, mas também o interior do Brasil, o Cerrado, o Pantanal, e a nossa capital”.

Outra agenda com companhias aéreas foi a reunião realizada com a Cabo Verde Airlines, que atualmente já conta com voos para três cidades brasileiras: Recife, em Pernambuco; Fortaleza, no Ceará, e Salvador, na Bahia. A companhia também tem previsão de ampliar sua operação para São Paulo e Rio de Janeiro. A partir do segundo semestre, a Cabo Verde Airlines deve promover, em conjunto com a Embratur, roadshows com operadores e agências de turismo de mercados prioritários europeus, como a França, Portugal, Itália e Alemanha.

Pela feira, devem passar pelo menos 77 mil visitantes, além de diversas reuniões com hosted buyers (compradores internacionais) e o trade do turismo internacional. 

 

 

Fonte: Embratur