A 8ª Mostra de Cinema de Gostoso retoma o formato presencial a partir desta sexta-feita (26) com sessões de cinema gratuitas em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Até 30 de novembro, oito curtas e cinco longas-metragens serão exibidos em uma sala de cinema ao ar livre: há uma tela de 12 metros de largura por 6,5 metros de altura e 600 espreguiçadeiras distribuídas na areia da Praia do Maceió. Antes do acesso ao espaço, também foi montada uma área de convivência com praça de alimentação e estandes de comerciantes locais. 

A programação na praia ocorre ao longo de todos os dias do evento a partir das 21h. Lá serão exibidos os três longas e os seis curtas-metragens que fazem parte da Mostra Competitiva. Eles concorrem ao Troféu Cascudo, concedido pelo voto popular e cujo nome homenageia o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, e ao Troféu da Crítica, escolhido por jornalistas e críticos de cinema presentes. 

Também serão exibidas duas produções dos alunos do coletivo Nós do Audiovisual, curso de formação que ocorre meses antes da mostra, e duas sessões especiais com os filmes “Marighella” no dia da abertura, 26, e “A viagem de Pedro” no dia do encerramento, 30. Em razão das medidas sanitárias impostas pela pandemia, não serão realizadas as mostras Panorama e Infantil, presentes nas outras edições do evento. 

8ª Mostra de Cinema de Gostoso
A mostra recebe um público de diversas regiões do país e conquistou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste. Crédito: 8ª Mostra de Cinema de Gostoso/Divulgação

A 8ª Mostra de Cinema de Gostoso também promoverá debates e seminários com produtores, diretores e atores do mercado audiovisual brasileiro na Pousada dos Ponteiros. Os debates ocorrem no sábado (27) e na terça-feira (30), sempre às 11h, e os seminários no domingo (28) e na segunda-feira (29), às 16h. Veja a programação completa aqui.

Este ano um número recorde de filmes, totalizando 650, foram inscritos entre curtas e longas-metragens de todas as regiões do país. Conheça abaixo os selecionados para a mostra:

Mostra Competitiva

Continua após a publicidade

Longas-metragens 

  • Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso – CE – Exibição no dia 27/11
  • A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga – MG – Exibição no dia 29/11
  • Rolê – Histórias Dos Rolezinhos, Vladimir Seixas – RJ- Exibição no dia 28/11

Curtas-Metragens

  • Céu de Agosto, de Jasmin Tenucci – SP – Exibição no dia 29/11
  • Fole, de Lourival Andrade – RN – Exibição no dia 29/11
  • Portugal Pequeno, Victor Quintanilha – RJ – Exibição no dia 27/11
  • Sideral, de Carlos Segundo – RN – Exibição no dia 27/11
  • Tereza Josefá de Jesus, de Samuel Costa – SP – Exibição no dia 28/11
  • Vale do Vento Eterno, de Pedro Medeiros – RN – Exibição no dia 28/11

Mostra Coletivo Nós do Audiovisual

  • Mestre Marciano, de Igor Ribeiro e Rubens dos Anjos – RN – Exibição no dia 30/11
  • Papa Jerimum, de Clara Leal e Harcan Costa – RN -Exibição no dia 26/11

Sessões Especiais

  • Marighella, de Wagner Moura – RJ – Exibição no dia 26/11
  • A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky – SP – Exibição no dia 30/11

Busque hospedagem em São Miguel do Gostoso

Leia tudo sobre Rio Grande do Norte

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Fonte: Viagem e Turismo