Fronteira entre México e Guatemala. Foto: Associated Press.

O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, afirmou o envio de tropas da Guarda Nacional do país à fronteira com a Guatemala a partir desta quarta-feira, 12, informou a agência de notícias Reuters. Ao atender o pedido do presidente Donald Trump em evitar a migração em massa de latino-americanos para os EUA, o México sugeriu também que o Brasil cumpra sua parte na responsabilidade ao cerco aos imigrantes ilegais.

Para o ministro, “ações adicionais para restringir a imigração ilegal” devem envolver também Brasil, Panamá e Guatemala. “Precisamos da solidariedade deles”, disse o chanceler mexicano.

“Do Brasil, porque é onde as pessoas de fora do continente chegam. Do Panamá, porque é onde chegam cubanos e haitianos. Da Guatemala, porque é por onde passam hondurenhos e salvadorenhos”, afirmou.

A medida faz parte do acordo migratório firmado com os Estados Unidos na semana passada, e prevê que 6 mil membros da guarda sejam mandados à fronteira sul do país para conter o fluxo de pessoas vindo da América Central.

“A partir de hoje e nos próximos dias, o envio de tropas vai progredir rapidamente”, disse Ebrard durante uma coletiva de imprensa nesta quarta, da qual também participou o presidente mexicano Andrés Manuel Lopez Obrador.

O acordo com os americanos evitou a escalada das tarifas de importação de 5% sobre os produtos mexicanos — que o presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu impor, a menos que o México fizesse mais para conter a imigração ilegal para os Estados Unidos.

O México também concordou com um cronograma de 45 dias para mostrar que os esforços crescentes de fiscalização foram eficazes.
O acordo com os americanos evitou a escalada das tarifas de importação de 5% sobre os produtos mexicanos — que o presidente dos EUA,

Donald Trump, prometeu impor, a menos que o México fizesse mais para conter a imigração ilegal para os Estados Unidos.
O México também concordou com um cronograma de 45 dias para mostrar que os esforços crescentes de fiscalização foram eficazes.
“Muitas coisas têm que acontecer em 45 dias”, disse Ebrard. “Nós vamos fazer o que dissemos que vamos fazer”. Detalhes de quanto o México gastará com as novas medidas de segurança na fronteira serão divulgados na sexta-feira (14), segundo o ministro.

Já Lopez Obrador disse que parte do dinheiro necessário para pagar pelo programa de migração reforçada virá da venda do antigo avião presidencial — a um preço mínimo de US$ 150 milhões (cerca de R$ 575 milhões) — e da venda de outras aeronaves usadas no governo anterior.

O post México envia tropas à fronteira com a Guatemala e cobra apoio do Brasil apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News