PATRÍCIA PASQUINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As notícias recentes envolvendo incidentes ou avistamentos de tubarões podem parecer estar mais frequentes. Especialistas, porém, não atribuem isso a um aumento de animais nas águas do litoral brasileiro –e, sim, ao maior número de banhistas nas praias após o relaxamento de restrições impostas na pandemia.

Com as flexibilizações, esses locais voltaram a ficar mais cheios. Para os especialistas, quanto mais gente no mar, maior a probabilidade de incidentes envolvendo tubarões. Da mesma forma, aumentam os afogamentos, cortes em pedras, acidentes com água-viva e outros problemas.

Os tubarões estão por toda a costa brasileira, dizem os cientistas. Por suas características, eles exploram o ambiente em que vivem e são importantes para o equilíbrio da vida marinha.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, é normal que tubarões nadem perto da faixa de areia e, consequentemente, de banhistas. Isso é possível, principalmente, se houver cardumes de outros peixes na área e se os animais estiverem no horário de caça.

“Não estamos acostumados com a ideia de que tubarões enormes e potencialmente perigosos ficam próximos a seres humanos”, constata Ronaldo Francini Filho, professor do Centro de Biologia Marinha da USP. Por isso, ele diz, os banhistas precisam estar atentos.

Espécies como o tigre, o cabeça-chata e o branco são alguns dos mais agressivos do mundo. Os dois primeiros protagonizam mais incidentes.

Na costa sudeste do país, há espécies de menor porte e que não oferecem risco ao ser humano, além do tigre e do cabeça-chata. Já o tubarão branco é comum em águas frias e, por isso, há poucos registros de sua passagem em praias brasileiras.

No dia 28 de janeiro, um tubarão-tigre com cerca de 2,5 metros de comprimento e aproximadamente 200 quilos, conforme estimaram especialistas, foi visto em Saquarema, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, nadando perto da faixa de areia e dos visitantes.
Relatos dão conta de que o animal teria sido avistado nas praias do Boqueirão, da Vila, Barrinha e Itaúna. Não houve incidentes.

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que tem o objetivo de conservar o meio ambiente, especialmente os ecossistemas costeiros e marinhos, confirmou à reportagem a aparição de um tubarão em Ubatuba (a 226 km de SP), nos dias 17 e 19 de janeiro, nas praias Vermelha do Sul e Ubatumirim.

No dia 21 do mesmo mês, um tubarão-golfinho (Lamna nasus) apareceu morto na praia do Ubatumirim.

Tratava-se de uma fêmea de 2,06 metros e 60 quilos. A espécie apresenta distribuição principalmente oceânica e raramente é avistada em zonas costeiras do litoral sudeste do Brasil. São predadores de topo de cadeia alimentar, muito importantes para o equilíbrio do ecossistema marinho, segundo o instituto.

O oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta, não descarta a possibilidade de que o animal morto seja o mesmo das outras aparições na região.

Em novembro de 2021, Ubatuba registrou dois ataques de tubarão em menos de 15 dias –no dia 3 na praia do Lamberto e 11 dias depois na praia Grande.
A praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE), também foi palco de dois incidentes em 2021 –um deles com morte.

O mais recente ataque que chamou a atenção no Brasil ocorreu no dia 28 de janeiro, na praia do Sueste, em Fernando de Noronha (PE). Uma menina de oito anos teve a perna amputada. O local foi fechado por tempo indeterminado.

“A praia do Sueste é uma baía rasa com a água um pouco mais escura, então o turista chega perto do tubarão sem perceber, faz um movimento brusco e acaba sofrendo a agressão porque encostou no bicho”, explica Francini Filho.
Já na praia de Boa Viagem, no Recife, incidentes são comuns. Jonas Rodrigues, engenheiro de pesca e pesquisador de tubarões da UFRP (Universidade Federal Rural de Pernambuco), explica que o local é uma zona de cópula para tubarões de maior porte e de espécies agressivas.

“Isso aumenta os níveis de testosterona dos animais e eles podem se tornar um pouco mais agressivos em determinados momentos e períodos”, diz.

Estudos realizados na UFRP atribuem a presença de tubarões na orla pernambucana, entre outros fatores, a alterações ambientais provocadas pela construção do porto de Suape, em Cabo de Santo Agostinho. Um canal profundo que acompanha o contorno do litoral facilita o deslocamento dos animais próximo às praias.

“Também há registros de um matadouro, uma área em que abatiam o gado e o sangue ia para o rio próximo à praia, em Boa Viagem. Então, há alguns exemplos clássicos de alteração costeira extrema. Alguns trabalhos especulam que havia um berçário de tubarões, onde as fêmeas encostam para dar à luz em épocas específicas do ano em áreas mais costeiras”, afirma Francini Filho.

Apesar de alguns casos recentes de ataques em praias brasileiras, os gigantes com dentes afiados que perseguem deliberadamente banhistas só existem em “Tubarão”, criação de 1975 de Steven Spielberg, e em outros filmes que, até hoje, têm direção semelhante à do clássico.

Em resumo, dizem os especialistas, o banho de mar é seguro, desde que respeitadas as regras locais.

“Os tubarões são animais sensíveis, vulneráveis e que precisam ser respeitados. Eles não são a máquina mortífera pintada pelo cinema”, resume Rodrigues.

“São animais que cada vez mais sofrem pressão pela degradação dos ambientes, pressão pesqueira e pelas características de sua biologia. Eles têm maturação sexual tardia, crescimento lento e vida longa. É importante que as pessoas entendam o grau de ameaça de extinção desses animais, saibam a sua importância deles no ambiente e aprendam a respeitá-los e protegê-los”, completa.

Espécies como o tubarão-lixa e o tubarão-limão, por exemplo, estão na lista de animais ameaçados de extinção, portanto a sua pesca é proibida.

“Os bichos estão no mar e sempre estiveram lá. Encontrar um animal deste é um privilégio, porque você estará vendo um bicho incrível e maravilhoso”, diz Francini Filho.

“Acho que temos que ficar atentos para situações em particular. Lugares em que acontecem ataques com mais frequência, como é o caso de Boa Viagem ou a praia do Sueste, em Fernando de Noronha, se for visto um tubarão, não entre na água. O ideal é ter cautela”, conclui.

COMO EVITAR INCIDENTES COM TUBARÕES?
Cuidado para não esbarrar nos animais
Nunca toque neles
Se encontrar um tubarão, saia da água sem fazer movimentos bruscos
Não entre no mar com machucados e sangramentos, pois pode atraí-los

Na água, não use objetos brilhantes como brincos, anéis, pulseiras e colares. Eles podem refletir a luz, e o tubarão pode confundir brilho do metal com o de escamas de peixesNão fique sozinho no mar nem avance para águas mais profundas
Evite nadar logo ao amanhecer ou no final da tarde, período em que tubarões estão mais ativosNão nade perto de cardumes de peixes ou em área de pesca
A presença de muitas aves sobrevoando um local pode indicar que há carcaças de peixes, o que atrai tubarões
Evite águas turvas