A suspensão completa dos voos internacionais anunciada pela companhia aérea Latam começou na segunda-feira, 13, e durará até o dia 30 de abril devido às restrições sanitárias impostas pela expansão da pandemia do coronavírus em todo o mundo.

Até essa data, a empresa fará apenas voos domésticos no Brasil e no Chile, onde está sediada, e avaliará a medida de acordo com as necessidades e demanda de viagens.

Gol cancela voos internacionais até o fim de junho

No mês passado a Latam havia informado que manteria alguns voos internacionais, com frequência limitada, como voos entre Santiago e São Paulo; de São Paulo para Miami e Nova York, além de voos de Santiago para Miami e Los Angeles. Mas no início de abril a companhia já havia anunciado a redução de 95% das operações.

Passageiros com voos nacionais ou internacionais afetados poderão reprogramar seus voos até 31 de dezembro, sem custo adicional.

“O Grupo LATAM Airlines e suas subsidiárias informam que, devido às restrições sanitárias impostas por diferentes países, além da queda contínua na demanda diante da pandemia do COVID-19, as operações internacionais regulares de passageiros serão suspensas entre 13 e 30 de abril. Os voos especiais internacionais serão avaliados durante esse período de acordo com as necessidades e estão sujeitos a aprovação”, diz a nota.

A companhia aérea também divulgou as estatísticas preliminares de tráfego para março de 2020, em comparação com março de 2019. O tráfego de passageiros diminuiu 37,9%, enquanto que a capacidade diminuiu 27,5%.

Brasil fecha todas as fronteiras aéreas e opera somente voos essenciais

Como resultado, o fator de ocupação para o mês caiu 11,9 pontos percentuais, para 71%. Alem disso, o transporte internacional de passageiros foi responsável por aproximadamente 51% do total do mês.

Queda brusca nos voos

A oferta semanal de voos domésticos no Brasil despencou de 14.781 para apenas 1.241 desde o fim de março. Com a queda na demanda e as medidas contra a pandemia do novo coronavírus, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) conseguiu acordo com as três principais companhias aéreas e formatou uma nova malha aérea em 46 localidades brasileiras.

Enquanto alguns voos domésticos foram mantidos, as viagens internacionais ficaram praticamente restritas a operações de repatriação. De acordo com a Abear, cerca de 41,5 mil passageiros chegaram ao Brasil a partir de 36 países desde 23 de março. Um terço deles ainda seguiram viagem a países vizinhos.

Diminuição no tráfego aéreo mundial

Na América do Sul, o impacto gerou uma redução em cerca de 80% no tráfego aéreo na comparação entre as 15h (de Brasília) de 7 de março e o mesmo horário em 7 de abril.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo estima que 25 milhões de empregos no setor estão em perigo com as interrupções nas viagens. Desse número, 2,9 milhões de trabalhadores correm risco somente na América Latina.

Agenda de outras companhias aéreas no Brasil

Azul

A empresa brasileira continua operando voos internacionais de Campinas/SP para Orlando às sextas-feiras e o trajeto contrário aos sábados. Já do aeroporto de Viracopos para Fort Lauderdale, o voo é realizado às segundas-feiras e o trajeto contrário às terças-feiras.

GOL

A companhia brasileira suspendeu todos os seus voos para o exterior até o dia 30 de junho, como forma de garantir a segurança de seus clientes e funcionários e se adequar ao novo cenário de demandas por transporte aéreo devido ao coronavírus.

Air France

Durante o mês de abril, a companhia francesa opera três vezes por semana entre Paris e São Paulo; e uma vez por semana entre a capital francesa e o Rio de Janeiro. O trecho entre Rio e Paris será feito às quartas-feiras, e o trajeto contrário às segundas-feiras. Já a ligação entre São Paulo e a capital francesa será realizada aos domingos, terças e quintas-feiras; e o trajeto contrário aos domingos, terças e sextas-feiras.

Avianca

A Avianca não realizará voos entre seus destinos no Brasil e Bogotá em abril. A empresa colombiana espera retomar gradualmente seus trajetos domésticos em 13 de abril e, seus voos internacionais, a partir de 1° de maio.

Delta Airlines

A empresa americana informou que suspendeu temporariamente todos os voos entre Brasil e EUA. O serviço entre Atlanta e Rio foi interrompido em 29 de março; Nova York-São Paulo desde 28 de março; e Atlanta-São Paulo a partir de 03 de abril.

O post Latam inicia suspensão de todos os voos internacionais por causa do coronavírus apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News