Após quatro meses, chega ao fim o horário brasileiro de verão. Depois de meia-noite (0h) de sábado, 16, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.

Com o fim do horário de verão, a diferença entre o Brasil e a Costa Leste dos EUA vai passar a ser de duas horas. Mas será por pouco tempo porque no dia 10 de março parte dos Estados Unidos também deve iniciar o horário de verão.

O horário de verão no Brasil começou no dia 4 de novembro, e com o seu fim, o Nordeste do país volta a ficar com o mesmo horário de Brasília. Já o leste do Amazonas e os Estados de Roraima e Rondônia ficam com uma hora a menos; enquanto o Acre e o oeste do Amazonas, duas horas atrás.

Importante lembrar que, a alteração nos relógios pode ocorrer automaticamente em alguns aparelhos celulares, conforme configuração feita pelas operadores de telefonia. No entanto, os que não tiverem com a opção automática ativada, precisará fazer a mudança automaticamente.

Criado com a finalidade de economizar energia e aproveitar o maior período de luz solar durante os meses mais quentes do ano, quando os dias também são mais longos, a medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931 e adotada em caráter permanente a partir de 2008.

Em 2017, o ex-presidente Michel Temer chegou a estudar acabar com o horário de verão. O motivo é a mudança no padrão de consumo de energia da população, cujo pico de consumo passou a ser entre 14 horas e 15 horas. A constatação foi do Operador Nacional do Sistema (ONS). Antes, era das 17 horas às 20 horas, o que justificaria a manutenção da medida. Com informações do portal Terra.

O post Horário de verão no Brasil termina neste final de semana apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News