O presidente do Brasil Jair Bolsonaro respondeu a jornalistas que o indagaram sobre o avião que chegou a Belo Horizonte, no sábado (25), com cerca de 50 imigrantes indocumentados brasileiros. A pergunta foi feita em Nova Deli, na India, onde o presidente estava para compromissos oficiais.

Bolsonaro diz que ‘jamais’ recorreria a Trump em defesa de brasileiros deportados. Alguns dos brasileiros teriam viajado algemados. ”Como é a lei americana? Qual o tratamento que a lei americana dá para quem está lá ilegalmente? Não é esse? Nós temos de respeitar a lei americana”, disse.

Por isso, segundo afirmou, não intercederia junto a Trump em casos como esses.

“Jamais pediria. Você acha que eu vou pedir para ele descumprir a lei dele? Tenha a santa paciência. A lei americana diz isso. É só você não ir para os Estados Unidos de forma ilegal”, declarou. Mais cedo, ao responder sobre eventual uso de algemas em deportados, Bolsonaro havia dito que o governo brasileiro não utilizaria esse expediente. Mas ressalvou que as leis de outro país têm de ser respeitadas. “Obviamente, não faríamos isso com ninguém”.

No sábado (25), um avião partiu do Texas com pelo menos 50 brasileiros deportados a bordo e chegou a Belo Horizonte. Em outubro do ano passado, outro avião proveniente dos Estados Unidos trouxe 70 deportados.

Antes da entrevista, Bolsonaro participou como convidado de honra, ao lado do primeiro-ministro Narendra Modi, do desfile militar em comemoração ao 71º aniversário do Dia da República da Índia. Anualmente, um chefe de Estado é convidado.

Bolsonaro tem previsão de iniciar a viagem de retorno ao Brasil nesta segunda-feira (27), depois de participar de um café da manhã com empresários indianos e da abertura do seminário empresarial Brasil-Índia. (Com informações do O Globo)

Fonte: AcheiUSA