Depois de ter atraído mais de 500 mil pessoas nos onze meses em que ficou em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, a exposição OSGEMEOS: Segredos” desembarcou em Curitiba para dar início a uma nova temporada no Museu Oscar Niemeyer (MON). Em cartaz na capital paranense de 16 de setembro até abril de 2022, a mostra reúne mais de cem obras dos paulistanos Gustavo e Otávio Pandolfo, incluindo pinturas, esculturas inéditas, instalações imersivas e até mesmo blocos de rascunho rabiscados pelos irmãos ainda na adolescência.

Antes mesmo de adentrar o museu, os visitantes já se deparam com obras da dupla. Se em São Paulo os gêmeos ficaram responsáveis por adaptar o letreiro da Pinacoteca, em Curitiba eles coloriram toda a fachada com os seus famosos personagens amarelos. Os curitibanos que passavam por ali lotaram o gramado em torno da construção para assistir Gustavo e Otávio grafitando ao vivo, mas a intervenção artística desagradou o neto de Oscar Niemeyer, Paulo Sérgio.

Em suas redes sociais, o herdeiro de um dos arquitetos mais renomados do país classificou o trabalho como “pichação” e prometeu acionar a justiça. “É com grande tristeza e revolta que vi o que esses dois fizeram na obra de meu avô”, escreveu ele. Em resposta, o MON esclareceu que os irmãos foram convidados pelo museu a criar uma obra temporária nas paredes da construção, que serão pintadas de branco novamente após o fim da exposição. Além disso, a Fundação Oscar Niemeyer, responsável pelo gerenciamento e preservação da obra do arquiteto, parabenizou o museu pela mostra.

Continua após a publicidade

Popularmente conhecido como “Museu do Olho” por seu formato, o MON inaugurou em 2002 como um dos maiores museus de arte da América Latina: são cerca de 35 mil m² quadrados de área construída e mais de 17 mil m² de área para exposições. Ele pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h às 18h (a última entrada nas salas de exposição é às 17h30). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) com exceção da quarta-feira, quando a entrada é gratuita. Em todos os dias é necessário reservar com antecedência pelo site.

Ainda não foi divulgado se o Museu Oscar Niemeyer cobrará algum valor adicional para conferir a exposição  OSGEMEOS: Segredos” e se a mostra terá horários de visitação diferenciados. Vale conferir as informações mais atualizadas no site do museu.

Leia tudo sobre Curitiba

Busque hospedagem em Curitiba

  • Resolva sua viagem aqui

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Fonte: Viagem e Turismo