Luciana De Michellis e César Augusto

Eu, Luciana De Michelli e César Augusto

Se as premiações do Focus Brasil são inspiradoras, a do Comunidade em Ação 2019 foi a mais inspiradora.
Mas, para minha surpresa, só estavam presentes caras novas, e a maioria envolvida nos projetos.

Queria ter visto toda a imprensa comunitária e lideranças da comunidade em outras áreas para que conhecessem um pouco mais de perto todos os projetos que foram reconhecidos. Acho que é o mínimo que mereciam.

Mas como foi uma noite onde os egos ficaram na porta, todos estavam tão felizes que não sei se repararam nisto. Mas confesso que fiquei triste e decepcionada. Está de parabéns a Alessandra Leme que liderou o movimento que começou no ano passado mais timidamente e que este reuniu duzentas pessoas no Broward Center for the Performing Arts e encantou a todos mostrando os vários projetos que estão em andamento, todos avidos por voluntários.

Ela enfatizou na apresentação que o projeto visa destacar as iniciativas, tanto de brasileiros para brasileiros, mas também de brasileiros para pessoas de qualquer nacionalidade. Ações que se baseiam em amor, inclusão, solidariedade sob o signo da fraternidade universal.

A singela e sgnificativa identificação do grupo costuração

COSTURAÇÃO
Um dos projetos premiados foi COSTURAÇÃO, liderado pela querida e talentosa jornalista Luciana De Michelli, que juntamente com o marido César Augusto foram os primeiros apresentadores do programa Planeta Brasil, exibido pela Rede Globo Internacional lá se vão mais de 15 anos. Eu os acompanho desde o início e fico feliz em ver que não me enganei. Além dos grandes jornalistas e apresentadores, se envolveram com a comunidade brasileira no exterior e hoje a Lu lidera este belíssimo projeto que surgiu no momento que ganhou uma máquina de costura de Natal.

Inspirada na historia de Lilian Weber, uma americana que costurava vestidinhos para crianças carentes na África, o projeto foi criado com o primeiro vestidinho em março de 2017.
Toda sexta-feira elas se reúnem para costurar e já doaram roupinhas para mais de 1600 crianças carentes em vários países como Haiti, Colômbia, Brasil, Peru e também Estados Unidos. Além dos vestidinhos, o grupo faz camisetas personalizadas, bermudas, bolsas e lacinhos de cabelo.

Logo que cheguei no evento vi uma porção de homens tirando fotos, logo na entrada.
Pensei com meus botões qual seria a personalidade que tinha chegado, porque do angulo que estava não conseguia ver.
Quando cheguei mais perto era um grupo de mulheres, todas com um colarzinho de crochê. Fiquei intrigada.

O grupo da Costuração

Durante a premiação descobri que faziam parte de um grupo de mulheres que costuram em grupo para enviar roupinhas e modificar a vida de muitas crianças no Brasil.
A idéia é bárbara. Aproveitam lençois, toalhas e todos os tecidos que recebem em doação e os transformam dando dignidade para quem recebe.

Mas o grupo é hiper criativo. Não só vestiram roupas feitas por elas, como cada uma tinha uma identificação e ao deixarem o palco cada uma disse eu nome e reforçou o nome do grupo.
Lindo, lindo, lindo…
Escolhi alguns grupos para ilustrar o que foi a noite de hoje pelo vínculo que tenho com participates, mas todos os grupos são dignos de aplausos.

CARAVANA DO AMOR
A Caravana do Amor se dedica a visitar instituições, como hospitais e asilos e levar um pouco de música e alegria para as pessoas que estão nestes lugares, levando conforto e amor. Começou em Miami, se expandiu para Orlando, Tampa, Naples, Fort Meyrs, New York e Frankfurt. Na festa anunciaram que um grupo começou em Portugal também.

Frederico Gouveia participa do grupo da Caravana do Amor em New York.

A Caravana do Amor começou no Brasil na década de 60, visitando hospitais de câncer e leprosários de Belo Horizonte e permanece até hoje em varios estados brasileiros.
Os fundadores, Geraldo e Ibis Coura se mudaram para Miami há vinte anos e disseminaram o trabalho voluntário.

H3 – HEALTH, HOPE AND HEALING
Conheci Janinha Piazetta há alguns anos, quando ela participava do Brazilian Film Festival de Miami. Ambas somos gaúchas e logo nos identificamos.
Fiquei chocada, quando em 2004 descobri que ela estava com câncar de mama.

Mas ela foi a luta e hoje é uma sobrevivente, que venceu esta doença e criou o grupo para ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo problema.
É exatamente o que se diz fazer de um limão uma limonada.
A instituição oferece ferramentas educacionais para a prevenção e conscientização do câncer de mama.

Marina Elali

Os outros projetos premiados foram: Tony Pedro, que toda semana distribui comida para homeless em Miami; First Life Center for Pregnancy que dá apoio a mulheres grávidas
Expresso da solidariedade que distribui alimentos e roupas; United Nations Associations Miami, que se dedica e educar e mobilizar pessoas para dar apoio aos princípos das Nações Unidas através do fortalecimento da liderança local; SOS família que dá apoio psicológico a famílias que sofrem de violência doméstica; e Key2enable é uma startup que capacita deficientes graves como sindrome de down, paralisia cerebral, Parkinson e outras através de um teclado. Achei incrível este projeto e foi pesquisar um pouco mais para depois compartilhar.

A surpresa da noite foi o show da cantora Marina Elali, do Rio Grande do Norte, que ganhou o programa FAMA de 2004. Marina participou com 21 músicas de novelas, mini-séries e filmes.
E uma simpatia e encantou a todos grávida de oito meses de uma menina.

O post Comunidade em Ação 2019 apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News