Após 42 anos de funcionamento, o tradicional hotel Laje de Pedra, em Canela, encerrou suas atividades em maio de 2020 e foi vendido em uma transação milionária. Na sexta-feira (12), sob a bandeira de uma das maiores redes hoteleiras do mundo, a alemã Kempinski, ocorreu a inauguração do Mirante Laje de Pedra, o primeiro espaço do mega hotel que será erguido ali com previsão para abrir as portas em 2024. 

O Mirante Laje de Pedra abre ao público como um complexo que reúne restaurante, bar, anfiteatro e galeria de arte, em meio a área cercada pela natureza. A vista é para a Reserva Ecológica do Vale do Quilombo e para o Bosque das Araucárias. O investimento total nesta etapa do empreendimento foi de R$ 13 milhões e o novo espaço também faz uma homenagem ao legado do hotel icônico que ali permaneceu por décadas. Veja o que você vai encontrar por lá: 

Anfiteatro

Anfiteatro do Mirante Laje de Pedra
O Anfiteatro deve receber shows da recém criada Orquestra Filarmônica Laje de Pedra. Crédito: Kempinski Laje de Pedra/Divulgação

Com uma arquibancada em meia lua e o palco ao centro, o Anfiteatro Laje de Pedra faz referência aos antigos espaços projetados pelos romanos, em formato de arena. A inspiração mais evidente é com o Red Rock Amphitheatre, em Denver, nos Estados Unidos. O local tem capacidade para receber até 300 pessoas ao ar livre em uma estrutura de 600 metros quadrados e aproveita o que há de mais bonito no entorno: o Bosque de Araucárias. O objetivo é que lá ocorram espetáculos teatrais e musicais. Inclusive, a recém-criada Orquestra Filarmônica Laje de Pedra, com 30 integrantes, fará shows por lá.

Restaurante 1835 e Bar do Laje 

Bar do Laje
Bar do Laje terá carta de drinks assinada por Jean Ponce. Crédito: Kempinski Laje de Pedra/Divulgação

O restaurante 1835, que entra em operação em dezembro, promete ser uma ode ao churrasco gaúcho, com seis ambientes distintos em uma área de 1.300 m² e capacidade para receber mais de 230 pessoas. O cliente poderá escolher na vitrine das carnes o corte ou a peça que será preparada em uma parrilla junto à mesa. Já o Bar do Laje promete carta de drinks com curadoria de Jean Ponce, conhecido por fazer bebidas incomuns à base de cachaça e que foi eleito Bartender do Ano em 2020 pela Revista Veja Comer & Beber. Na área externa, um deck com poltronas e espreguiçadeiras terá vista para o Vale do Quilombo. 

Galeria de Arte 

Exposição na galeria do Laje
Exposição Alma Imortal reúne imagens de 18 grandes fotógrafos brasileiros. Crédito: Kempinski Laje de Pedra/Divulgação
Continua após a publicidade

A Galeria do Laje completa a experiência com um espaço de preservação da memória do legado Laje de Pedra e da região de Canela. A abertura da galeria é marcada pela instalação de duas exposições. A primeira delas, Alma Imortal, já em cartaz. A segunda, Terra Casta, conta com imagens da região capturadas por João Farkas e Claudio Edinger e tem abertura prevista para 27 de novembro. 

Sobre o Kempinski Laje de Pedra 

Fachada do Laje de Pedra
Casulo, instalação de Heloisa Crocco, envolve o Kempinski Laje de Pedra. Crédito: Kempinski Laje de Pedra/Divulgação

O Kempinski Laje de Pedra será o primeiro hotel da rede de luxo alemã no Brasil, em uma área de 61 mil m². O hotel terá 357 apartamentos, 4 restaurantes e 5 bares com amplos terraços, enoteca, rooftop bar com lareira aberta, teatro e área para eventos. 

Todo o prédio do Laje de Pedra foi envelopado por uma intervenção de madeira da artista gaúcha Heloisa Crocco, que leva o nome de Casulo. A ideia é de que a obra fique lá até 2024, quando o hotel será reinaugurado após a reforma. O Mirante Laje de Pedra funciona das 16h à 0h; aos sábados, domingos e feriados das 12h à 0h; fecha às terças-feiras.   

Leia tudo sobre Canela

Busque hospedagem em Canela

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo