Atos contra bloqueios na educação se espalham por todo o BrasilManifestações contra o bloqueio de recursos para a educação se espalham por todos os estados brasileiros nesta quarta-feira (15). Universidades e escolas também tiveram paralisações após convocação feita por entidades ligadas a sindicatos, movimentos estudantis e sociais e partidos políticos.

Opresidente Jair Bolsonaro, que está no Texas, afirmou que não gostaria de bloquear verbas, mas que isso é necessário. “A maioria ali é militante. É militante. Não tem nada na cabeça. Se perguntar 7 x 8 não sabe. Se perguntar a fórmula da água, não sabe. Não sabe nada. São uns idiotas úteis, uns imbecis que estão sendo utilizados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo de muitas universidades federais do Brasil”, afirmou Bolsonaro.

O Ministério da Educação (MEC) bloqueou 24,84% dos gastos não obrigatórios dos orçamentos das instituições federais. Essas despesas incluem contas de água, luz e compra de material básico, além de pesquisas. Já as verbas obrigatórias (86,17%), que incluem salários e aposentadorias, não serão afetadas.

A greve contra as medidas foi convocada por movimentos estudantis que afirmam que podem parar as universidades.

De acordo com o ministro interino da Economia, Marcelo Guaranys, a arrecadação do governo foi abaixo do esperado e o congelamento temporário precisou ser feito. Com informações do G1.

O post Atos contra bloqueios na educação se espalham por todo o Brasil apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News