O lindo centro de Braga: cartão-postal

O lindo centro de Braga: cartão-postal (Ana Teixeira/Reprodução)

Concursos, concursos, concursos. O começo de cada ano é marcado por rankings e mais rankings no mundo das viagens, mas, num cenário como o que estamos vivendo, verdade seja dita: cada um deles tem até um gostinho mais especial, tamanha a ansiedade pelo momento em que possamos, finalmente, sair livres, leves e soltos por aí. Pois vamos a mais um deles: o Best European Destination, que os governos daqui costumam dar uma importância gigantesca.

A Igreja de São Marcos, do século 18

A Igreja de São Marcos, do século 18 (Rui Sousa/Reprodução)

A premiação elege anualmente os melhores destinos do continente para o turismo, com votações dos quatro cantos do mundo. A edição de 2021 foi anunciada este mês e no topo do ranking, acima de destinos como Paris, Roma, Florença ou Ghent (Bélgica), está a capital do Minho e uma das cidades mais antigas de Portugal: Braga. O concurso com 20 finalistas de peso contou com mais de 600 mil votos de exatos 192 países, dos quais Braga respondeu com quase 110 mil votos.

O Campo das Hortas e seu famoso chafariz

O Campo das Hortas e seu famoso chafariz (Rafael Molica/Reprodução)

E o que a terceira maior cidade de Portugal, onde vivem pouco mais de 135 mil pessoas, tem de especial? Para começar, um centro histórico lindo e bem preservado. Bons restaurantes e simpáticos cafés. Uma universidade que reúne jovens de toda a Europa e contribui para um clima sempre animado. E uma coleção de grandes monumentos religiosos que inclui um Patrimônio da Humanidade, declarado pela UNESCO em 2019: o Santuário de Bom Jesus do Monte com a sua bela escadaria formada por 580 degraus.

Bom Jesus do Monte e sua escadaria de 580 degraus: Patrimônio da Humanidade

Bom Jesus do Monte e sua escadaria de 580 degraus: Patrimônio da Humanidade (Angela Compagnone/Reprodução)

Fundada pelos romanos no século 1 a.C., a antiga Bracara Augusta é parte de todo roteiro que se preze pelo norte de Portugal. Localizada 55 quilômetros ao norte do Porto (e a 365 quilômetros de Lisboa), ela é interligada às duas pelo Alfa Pendular, a linha de trens rápidos, e está a apenas 25 quilômetros de Guimarães, o berço do país onde fica um lindo castelo. Também chamada de Roma Portuguesa, tem uma coleção de imponentes igrejas – sendo a Sé a principal de todas elas, com o título de catedral mais antiga do país (sua construção começou no ano de 1.070).

Ruela estreita do centro antigo: séculos e séculos de história

Ruela estreita do centro antigo: séculos e séculos de história (Reprodução/Reprodução)

“Incrivelmente romântica (…), Braga é uma das cidades mais felizes da Europa e uma das com melhor qualidade de vida do mundo”, diz a organização do prêmio – confira os detalhes neste link aqui. Mais uma razão para incluí-la no roteiro: ela fica a poucos quilômetros do Parque Nacional da Peneda Gerês e suas incríveis paisagens.

Leia tudo sobre Portugal

Fonte: Viagem e Turismo