O lendário alemão Boris Becker, de 55 anos, voltou ao seu país depois de passar oito meses em uma prisão na Grã-Bretanha, onde vive desde 2012. A informação foi dada, nesta quinta-feira, por um de seus advogados.

“Ele cumpriu sua pena e não está sujeito a nenhuma restrição criminal na Alemanha”, afirmou o advogado Christian-Oliver Moser em um comunicado, no qual não deu mais detalhes sobre a cidade alemã onde o ex-tenista vai ficar no seu retorno.

Tricampeão de Wimbledon (1985,1986 e 1989), duas vezes o Aberto da Austrália (1991 e 1996) e uma do US Open (1989), Becker foi condenado a 30 meses de prisão em abril por transferência ilegal de grandes somas de dinheiro e ocultação de ativos, depois que declarou sua falência em 2017. O valor seria em torno de 2,5 milhões de libras (R$ 16,2 milhões).

Segundo matéria de maio do jornal Daily Mail, a prisão de Wandsworth, na qual Becker estava preso, é superlotada e infestada de ratos, além de abrigar 1,3 mil.

Normalmente o ex-tenista teria que cumprir metade de sua sentença antes de uma possível liberdade, mas esta condição veio mais cedo através de um programa de deportação acelerada de estrangeiros.

O tribunal de Southwark, em Londres, condenou-o por quatro acusações sob lei de insolvência, incluindo transferência de propriedade, ocultação de dívida e não declarar imóveis.

Becker chegou ao estrelato em 1985 aos 17 anos, quando ganhou foi campeão pela primeira vez em Wimbledon, um dos quatro torneios de Grand Slam. Foi primeiro do ranking mundial em 1991. Ganhou 49 títulos de simples como profissional e outros 15 em duplas.