Funcionários do Departamento de Segurança Interna estão cogitando prender milhares de famílias migrantes, com ordens de deportação final contra eles e expulsá-los do país com uma demonstração de força impressionante, mas a ideia foi descartada porque o governo do presidente Donald Trump está lutando para gerenciar a crescente chegada dos centro-americanos.

Dois funcionários da Segurança Nacional e duas outras pessoas familiarizadas com a proposta descreveram a medida para a Associated Press. Eles falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a fazer declarações públicas. A ideia era prender milhares de pais e filhos em 10 cidades com grandes populações de migrantes irregulares, especialmente em Nova York, Los Angeles e Chicago, acrescentou, sem dar mais nomes. A proposta, relatada pela primeira vez pelo The Washington Post, procurou enviar uma mensagem e possivelmente dissuadir outras pessoas de cruzar a fronteira, acrescentaram.

Mas o diretor do Serviço de Imigração e Alfândega, Ron Vitiello e Kirstjen Nielsen, que serviu como secretário de Segurança Interna detido por causa de preocupações que desviam recursos da fronteira, que não há espaço suficiente para a detenção e desencadeará uma nova onda de indignação pelo tratamento das famílias. No verão passado, o governo do Trump separou menores migrantes de seus pais, uma decisão que provocou indignação e críticas de Washington porque abandonou seu papel humanitário e causar danos às crianças.

Especialistas em migração disseram que as separações, que foram suspensas em junho passado e deveriam impedir a entrada de migrantes tiveram o efeito oposto. O número de travessias de fronteira aumentou drasticamente nos últimos meses para mais de 100.000 por mês. Mais da metade são famílias que podem ser facilmente deportadas para seus países de origem. As autoridades de fronteira dizem que não possuem recursos ou pessoal para controlar a situação. Trump criticou o aumento do fluxo migratório e fica furioso por não ser capaz de controlar as chegadas embora uma de suas promessas de campanha foi o de reduzir a imigração. A Casa Branca pediu recentemente ao Congresso US $ 4,5 bilhões em financiamento extra, principalmente para ajuda humanitária e espaço para abrigar crianças migrantes. Nos últimos dias, os aeviões do ICE foram usados para transportar migrantes para locais menos movimentados ao longo da fronteira. O plano, que ainda está em estudo, incluiu processos acelerados de imigração para permitir aos juízes ordenar a deportação daqueles que não compareceram às audiências. Além disso, priorizou os casos mais recentes para acelerar as deportações.

Fonte: Brazilian Press